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Livro didático elaborado por bolsistas da UFPR é finalista em concurso internacional

Um livro didático elaborado por bolsistas do  projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino”, vinculado ao Programa Licenciar, é finalista do concurso internacional “Um libro per I´italiano”, promovido pelo Laboratório Itails da Universidade Ca´Foscari, em Veneza, e concorre com outros projetos editoriais para o ensino de italiano para estrangeiros. A obra compila as atividades elaboradas pelos bolsistas do projeto.

As bolsistas criaram um percurso integrado de leitura, escrita e atividades criativas para falar de “emoções” durante as oficinas de sensibilização à língua e à cultura italiana que ministraram para as crianças de 9 a 12 anos de duas escolas municipais de Curitiba. A experiência, que ia se limitar à sala de aula, mostrou-se um verdadeiro projeto de educação socioemocional para crianças, pessoas e instituições envolvidas, que aprenderam a compartilhar, idealizar, organizar e executar diferentes tarefas para difundir e conhecer a língua italiana e as emoções.

A elaboração do livro didático faz parte do projeto e inclui as atividades voltadas para apresentação ou aprofundamento da língua italiana necessária para compreender, refletir, brincar, falar sobre ou sentir cada uma das emoções, representadas pelos “mostriciattoli”, os monstros de “Ho i mostriciattoli nella pancia” de Tonia Casarin – livro brasileiro também traduzido pelas bolsistas que inspirou todo o percurso criado por elas.

Depois de ter sido avaliado por uma comissão interna do concurso, a obra foi selecionada entre as três finalistas da categoria Junior que serão, agora, avaliadas por uma comissão julgadora formada por especialistas em Linguística Aplicada.

O primeiro prêmio consiste em um curso de especialização para professores de italiano como Língua Estrangeira (LE) para um dos autores. O segundo e o terceiro prêmios consentem um dos autores a participar de um dos cursos de formação oferecidos pelo Laboratorio Itals. Em todos os casos, a instituição que apresenta a obra, no caso a UFPR, ganha livros didáticos de italiano como LE.

A premiação será no dia cinco de julho, depois da Fieritals, uma exposição didática dedicada à editoria de livros de italiano para estrangeiros que acontece anualmente em Veneza e reúne professores, entidades e algumas das maiores editoras especializadas na didática de italiano para estrangeiros.

Marianna Schneider, uma das bolsistas e responsável pelo projeto gráfico do livro de atividades, é a aluna que frequentará um dos cursos. A estudante conta que está feliz com a possibilidade de conhecer uma universidade italiana de renome como a Ca’Foscari.

A equipe do projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” afirma que está orgulhosa por ter elaborado um livro de qualidade e fundamentado nas teorias de ensino-aprendizagem de línguas mais recentes, além de formar professores conscientes de seu papel de pesquisador, idealizador e transformador.