Livro da Editora UFPR é indicado ao Prêmio Jabuti

"Ilustração Botânica", de Diana Carneiro, é resultado de mais de dez anos de pesquisa

O livro “Ilustração Botânica: Princípios e Métodos”, de Diana Carneiro, publicado pela Editora UFPR, foi incluído na lista dos dez finalistas da categoria Livro Didático e Paradidático do Premio Jabuti 2012. O lançamento oficial do livro será nesta terça feira (25), às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba.

A obra, fruto de mais de dez anos de trabalho, é o primeiro na área a ser publicado por uma autora brasileira. Diana Carneiro procura repassar ao aprendiz, de forma simples e direta, desde conceitos elementares do desenho e da pintura, até assuntos específicos da área do ilustrador botânico, como a melhor maneira de compor uma prancha, representação das diferentes texturas dos vegetais, aspectos éticos e profissionais do trabalho.

Baiana radicada em Curitiba há mais de 40 anos, Diana é ilustradora e artista plástica. Começou a trabalhar profissionalmente como ilustradora botânica e professora de arte após se formar na Escola de Música e Belas Artes, no começo dos anos 90. Em 1997, aperfeiçoou a técnica na Fundação Margaret Mee, do Royal Botanic Gardens, em Londres. De volta ao Brasil, fundou o Centro de Ilustração Botânica, onde ministra cursos e realiza exposições.

A ilustração botânica consiste na arte de representar uma planta com a maior fidelidade possível de formas e texturas, garantindo perfeito reconhecimento e possibilitando a identificação do vegetal. Através do aprimoramento técnico e artístico, o ilustrador capta todas as características formais do vegetal, traduzindo-as num trabalho expressivo, capaz de sensibilizar o observador.

Prêmio
O Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o mais importante da literatura brasileira. Os dez finalistas em cada uma das 29 categorias entre obras de ficção e não ficção e trabalhos na área de projeto gráfico foram anunciados na última quinta-feira (20). O primeiro lugar em cada categoria recebe um prêmio de R$3 mil. O resultado do Prêmio Jabuti será divulgado no dia 18 de outubro.

Serviço:
Lançamento do livro
Ilustração Botânica: Princípios e Métodos, de Diana Carneiro
Editora UFPR ─ série Pesquisa
Data: 25 de setembro (terça-feira)
Hora: 19 horas
Local: Livraria Cultura do Shopping Curitiba, Rua Brigadeiro Franco, 2300, térreo.

Mais informações sobre o livro na página da Editora UFPR