Livro “Paraná Negro” conta a história dos quilombos no Estado

A publicação é resultado das pesquisas realizadas pelos autores, estudo que reúne dados sobre as 36 comunidades quilombolas encontradas no Paraná. Segundo Jackson Gomes Júnior, um dos objetivos da obra é mostrar a identidade dessas pessoas que viveram à margem da sociedade do século XX. Outra meta é disponibilizar o livro nos colégios e escolas da rede pública estadual.

O livro será apresentado nesta terça-feira, dia 13 de maio, às 8h30min na Escola de Governo, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer. Já o lançamento oficial será na mesma data, às 18h30min no Teatro Barracão EnCena, localizado na Rua 13 de Maio, 160. Na oportunidade haverá também a apresentação do grupo musical Cantores de Angola, às 19 horas e ainda uma mesa-redonda sobre o “Panorama da situação dos remanescentes de quilombos no Paraná”, às 20 horas. A data foi escolhida por marcar os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, revela Jackson.

Pesquisa – Segundo o organizador Jackson Gomes Júnior, a obra traduz o estudo que o Grupo de Trabalho Clóvis Moura realiza desde 2005. Os capítulos contam as histórias da formação desses grupos e seus traços culturais como a religiosidade rústica, as organizações para o trabalho, as tecnologias desenvolvidas e a posição das mulheres nessas comunidades.

Ainda no livro, os organizadores explicam que nos quilombos a união, a musicalidade e a fé estabeleceram um cenário cultural diferenciado, informa Jackson. “Os moradores dessas comunidades não vivem isoladamente e reúnem-se até para realizarem pequenas tarefas”, completa o jornalista.

Serviço:

Data: 13 de maio