Língua e cultura são indissociáveis, diz ex-diretora do Celin

‘Língua e cultura são coisas indissociáveis’, disse Mariza, que atua como professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas. ‘A escola costuma trabalhar a língua como código neutro, sem pensar no contexto em que os fatos acontecem.’

Promovida pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR, a feira teve sua abertura na noite da última terça-feira (15/9), no Anfiteatro 100 da Reitoria.

O evento prossegue até a noite desta quinta-feira (17/9). Algumas atividades ocorrem no pátio da Reitoria. Outras, no Anfiteatro 100 e no Edifício Dom Pedro II.

Ex-diretora do Celin, a professora aponta que língua precisa ser vista como código neutro, ideológico e como discurso, de forma combinada. “É importante analisar a língua em seu uso, como meio de exprimir pontos de vista, e como discurso, como comunicação.”

Segundo Mariza Almeida, interculturalidade é parte de uma filosofia de vida, baseada na interação e no aprendizado com os outros. “Não basta reconhecer a diferença, é preciso estabelecer uma relação que implique num desafio à reelaboração de cada um.”

Feira

Em sua primeira edição, a Feira de Etnias deve se repetir nos próximos anos.

‘Estamos com uma avaliação bastante positiva da feira, tanto que devemos reeditá-la ano que vem’, afirmou a professora Sandra Monteiro, atual diretora do Celin. ‘A participação das pessoas está acima das nossas expectativas.’

Aberta a partir das 11 horas da manhã, a feira tem em sua programação oficinas, apresentações folclóricas, palestras, estandes de gastronomia e exibição de documentários, entre outras atrações.

Entre as atividades previstas estão apresentações de roda de capoeira e de dança do ventre; oficinas de caligrafia japonesa, de mangá e de dança afro; e estandes para degustação da gastronomia peruana, francesa, mexicana, japonesa e baiana.

A íntegra da programação está disponível no endereço www.celin.ufpr.br.

A professora Mariza Riva de Almeida, durante palestra na I Feira de Etnias

A professora Sandra Monteiro, atual diretora do Celin