Leonor Demário faz arbitragem de campeonato na China

A servidora da UFPR Leonor Demário acaba de retornar da China, país que sediou o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por equipes, realizado de 22 de fevereiro a 2 de março, na Cidade de Guangzhou. Leonor é arbitra internacional e no campeonato teve o privilégio de arbitrar a partida final, juntamente com uma árbitra do País de Gales, feminina, entre as equipes da China e Corea.

Leonor comentou que as disputas aconteceram em um Complexo Esportivo local, em dois ginásios moderníssimos e as equipes eram classificadas em quatro divisões. ‘O Brasil está na segunda divisão, composta por 24 equipes’, explicou, informando que eram 45 mesas -somados os dois ginásios – e cerca de 200 árbitros ao todo, de todas as partes do mundo. O evento contou com cerca de 650 atletas, sendo a delegação brasileira composta por quatro atletas femininos, quatro atletas masculinos, três técnicos, um médico e um delegado técnico.

JOGOS OLÍMPICOS – Leonor foi a única paranaense que integrou a equipe que foi à China e também é a única árbitra de Tênis de Mesa convocada para os Jogos Olímpicos que serão realizados em Pequim, também na China. As competições do Tênis de Mesa acontecerão de 10 a 24 de Agosto. A escolha dos árbitros para a Olimpíada é feita diretamente pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (órgão máximo do desporto), que adota como critérios a experiência e a formação exigida, onde o árbitro tem que ter o distintivo de árbitro internacional denominado ‘Blue Badge’, continente a que pertence, entre outros.

Leonor Demário
Foto: Dâmaris Thomazini – estudante Com. Social