Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançamento do livro “Rubens Meister: Projeto e Obra” – 28 de março

Na próxima quinta-feira (28), o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e coordenador do projeto, Paulo Chiesa, em parceria com o arquiteto Fábio Domingos Batista e a historiadora Deborah Agulham Carvalho, lança o livro Rubens Meister – Projeto e Obra. O evento acontecerá no Auditório Leo Grossman, no Setor de Tecnologia do Centro Politécnico da UFPR, a partir das 19 horas.

A publicação sobre o engenheiro Rubens Meister (1922-2009), autor de edifícios icônicos como o teatro Guaíra, tem como objetivo contribuir para a preservação da memória do patrimônio cultural brasileiro, particularmente, com o estudo da arquitetura moderna em Curitiba. As pesquisas que o embasam iniciaram-se em 2016, a partir de um edital da Fundação Cultural de Curitiba – incentivado pela Caixa Econômica Federal.

A principal fonte de consulta foi o acervo pessoal e profissional de Rubens Meister, disponibilizado por sua família e devidamente checado com outros arquivos e fontes históricas. A obra divide-se em dois tipos de conteúdo: uma parte textual, contendo ensaios e artigos produzidos pela equipe e por colaboradores, versando sobre a trajetória de vida e o exercício profissional e acadêmico do personagem; e a outra parte apresentando 27 projetos e um estudo urbanístico selecionados entre os mais de 420 projetos de autoria do engenheiro.

Esses projetos contemplam um período de cinco décadas (1950-2000), sendo a maior parte produzidas pelo seu escritório de projetos arquitetônicos sediado em Curitiba. Organizados cronologicamente, representam diferentes tipos de edifícios atendendo às demandas de clientes do estado do Paraná e Santa Catarina.

Muitos trabalhos do engenheiro constituem ícones arquitetônicos na paisagem onde estão localizadas, evidenciando o papel relevante de Rubens Meister na história da moderna arquitetura brasileira. Os edifícios são apresentados sempre que possível por meio dos desenhos originais ou de fotografias e desenhos contendo plantas, cortes e elevações, acompanhadas de textos que destacam os seus aspectos plásticos e construtivos essenciais.

Com a publicação dos resultados do trabalho de pesquisa, a expectativa é demonstrar como esse tipo de acervo pode se tornar uma importante fonte de documentação e de informações para a arquitetura no País, principalmente, nos estados brasileiros onde há importantes manifestações da arquitetura moderna ainda não estudadas.

Os autores também pretendem sensibilizar tanto o público interessado como as autoridades em relação às frágeis condições de salvaguarda dos acervos compostos pelos desenhos originais dos edifícios que emocionam e orgulham.

Serviço

Data: 28 de março de 2019
Local: Auditório Leo Grossman, Centro Politécnico da UFPR
Endereço: Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 900 – Jardim das Américas
Horário: 19 horas

Sugestões

Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...