Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançado edital de vagas remanescentes voltado a migrantes e refugiados

Professor Mulinari dá entrevista sobre o lançamento do edital. Imagem: André Filgueira/ACS
Professor Mulinari dá entrevista sobre o lançamento do edital. Imagem: André Filgueira/ACS

Nesta quinta-feira, dia 15, a UFPR lançou o edital de acesso a vagas remanescentes voltado a migrantes e refugiados. As vagas estavam ociosas e restaram após os editais de redistribuição do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), voltados a brasileiros.

Podem se inscrever migrantes regularmente admitidos no Brasil, portadores de visto humanitário ou de refugiado e que tenham iniciado cursos de graduação em instituições de ensino superior no seu país. O acesso deverá ser solicitado para cursos que tenham as mesmas características na UFPR e na instituição do seu país de origem.

“Os estudantes devem se inscrever mediante um processo que é facilitado pelo grupo da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que ajuda os interessados a cumprir a parte documental”, explica o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, referindo-se à equipe especializada em Direito Internacional para Migrantes e Refugiados e Direitos Humanos do projeto de extensão Refúgio, Migrações e Hospitalidade, coordenado pelo professor José Antônio Peres Gediel.

“No gabinete [do reitor], o professor Alzir Felippe Buffara Antunes faz a interlocução com as coordenações de curso, que vão verificar a adequação do curso pleiteado com o que eles já realizaram no seu país de origem e com o que existe na Universidade”.

Antunes explica que essa interlocução com as coordenações também é importante para que estes alunos contem com uma rede de apoio fortalecida em sua passagem pela Universidade. “A reitoria, junto com a equipe do professor Gediel, conversa com as coordenações individualmente, para que esses alunos possam receber tutoria, para que possam se integrar, também há o apoio para o ensino da língua portuguesa”.

Professor Alzir Felippe Buffara Antunes esclarece dúvidas sobre o ingresso de migrantes e refugiados. Imagem: André Filgueira/ACS
Professor Alzir Felippe Buffara Antunes esclarece dúvidas sobre o ingresso de migrantes e refugiados. Imagem: André Filgueira/ACS

Como as aulas começam apenas no próximo ano, o edital foi lançado agora para que, caso os interessados ainda não tenham o nível ideal de português, possam complementar seus estudos do idioma e consigam acompanhar as aulas.
Não há cobrança de taxa de inscrição e o prazo final para entrega das solicitações de acesso é 17 de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no edital, clicando aqui.

Revalidação de diploma

Também está aberto o processo de revalidação de diploma para portadores de visto humanitário ou de refugiado. Para ter seu diploma revalidado, os candidatos precisam passar por uma prova teórica, uma prova de competência e habilidade e, caso haja necessidade, por uma entrevista. A capacidade de compreender as provas – aplicadas em língua portuguesa – determinará o nível de fluência do profissional.

“A proposta de acolher refugiados de um país é maior do que simplesmente oferecer refúgio de uma situação adversa, mas oferecer mais do que isso: a inserção destas pessoas no tecido social é que vai garantir acolhimento de fato e de direito. Portanto, lhes ofertar oportunidades de trabalho qualificado e de qualificação para o trabalho é importante”, afirma Mulinari. “Muitos destes refugiados têm uma graduação e, se esta não for reconhecida, vão para um mercado de trabalho secundário que não vai lhes permitir ocupar toda a sua competência e garantir melhor qualidade de vida”.

O período de inscrições vai até o dia 5 de outubro e mais informações podem ser encontradas no site do núcleo de concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

Conheça também o programa de Português Brasileiro para Migração Humanitária ofertado pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin).

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...