LACTEC busca eficiência nas ações administrativas

Reconhecido nacionalmente pelas soluções na área de energia, o LACTEC – fundado em 1982 unindo o trabalho de três laboratórios da UFPR (CEHPAR, LAC, LEME), adentra uma nova era administrativa e busca, com apoio de seus pares, um melhor desempenho nas ações internas com reflexos imediatos em seu desempenho. A necessidade dessa nova postura foi sentida pelo atual superintendente do Instituto, professor Aldair Rizzi – Departamento de Economia da UFPR, quando no início de sua administração deparou-se com uma unidade que pouco sabia, internamente, sobre sua real missão e como executá-la de forma a gerar melhores resultados. “O que buscamos é a eficientização administrativa e a adequação das linhas de pesquisa. Para podermos dar conta desses objetivos, buscamos um dos nossos associados, no caso a UFPR, para nos auxiliar e apontar os caminhos possíveis para as necessidades encontradas”, esclarece Rizzi. Segundo ele, essa parceria entre o LACTEC e a UFPR, dessa vez para propor alternativas para o desenvolvimento do Instituto, está sendo bastante positiva. “Contratamos os professores do Departamento de Administração para fazer um amplo diagnóstico econômico-financeiro e iniciarmos pela primeira vez na história da unidade um processo de planejamento. O que antes era feito era trabalhar a peça orçamentária como direcionamento das ações, sem dar um norte claro para as atividades das diversas unidades. Dessa forma, toda a equipe do LACTEC trabalhava sem estar direcionada e com objetivos claros a serem cumpridos”, esclarece.

O LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento conta hoje com cinco associados (ACP – Associação Comercial do Paraná; COPEL – Companhia Paranaense de Energia; FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná; IEP – Instituto de Engenharia do Paraná; UFPR – Universidade Federal do Paraná) é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que por meio de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. Seu foco principal no desenvolvimento de pesquisas são as soluções na área de energia, da geração à distribuição, passando pela proposição de energias alternativas e não poluentes, voltadas à preservação do meio ambiente. Porém, a área de vocação do LACTEC, que é a pesquisa, exige altos investimentos e nem sempre com resultados imediatos e garantidos. Para dar conta dessa vocação, colocando o Instituto em posição de competição com outros órgãos nacionais e muitos internacionais, não apenas na disputa pelos recursos de editais mas como escolhido por sua competência e resultados, é que as novas diretrizes administrativas estão sendo apontadas e já absorvidas no Instituto.

Diagnóstico – A equipe dos professores do Departamento de Administração da UFPR que está trabalhando no LACTEC é formada pelos professores Cláudio Miessa Rigo, João Carlos da Cunha, Joel Souza e Silva, Romeu Rössler Telma e Sergio Bulgacov. Para o professor Cunha, o trabalho no LACTEC já tem dado resultados, com a implantação de algumas normativas para a equipe. “É preciso dizer que os funcionários do LACTEC são fundamentais nesse processo. Se eles não estiverem abertos às mudanças e as implementarem, os resultados não acontecem. O trabalho que estamos desenvolvendo prevê medidas emergenciais, muitas das quais já em implantação. Outras de médio e longo prazo, para reestruturar o Instituto e permitir que ele tenha um modelo de gestão compatível com o ambiente em que está inserido”, argumenta. Entre as medidas emergenciais já implantadas está a organização dos procedimentos internos, principalmente naqueles que dependem de tomada de decisão. “Não estava muito claro entre a equipe como eram os procedimentos para tomada de decisão e nem de quem, efetivamente, era a responsabilidade. Além dessa área, já atuamos na redução dos custos administrativos, que de 25% passam a representar 15% no orçamento. Afinal, o LACTEC compete no mercado não só pela sua qualidade, mas também pelo seu custo. Se o custo administrativo é muito alto, a competência é baixa”, esclarece o professor Cunha. Para o superintendente Rizzi, a redução de R$ 3 milhões nos custos administrativos foram revertidos em recursos para a área de recursos humanos, com a contratação de 40 pesquisadores. “A área de recursos humanos é outro foco do trabalho que estamos desenvolvendo. É preciso lembrar que uma instituição vive de seu conhecimento, principalmente um instituto de pesquisa como LACTEC. Por isso, estamos fazendo proposições na política de recursos humanos que irá garantir a manutenção e o desenvolvimento das competências do Instituto”, afirma o professor Romeu Telma.

Participação UFPR – Para os professores do Departamento de Administração envolvidos nesse processo de reestruturação do LACTEC, apesar da UFPR ser um dos associados do Instituto, nunca teve uma parceria efetiva na gestão, como teve na área de pesquisa. “A competência da Universidade na área de gestão está sendo utilizada para que o LACTEC seja efetivamente um bem dos paranaenses. O Instituto precisa crescer, pois é um dos poucos institutos do País que pode dar suporte ao desenvolvimento do Estado do Paraná”, afirma o professor Cunha. Para o superintendente, professor Rizzi, o LACTEC quer estreitar laços com a Universidade, bem como com os demais associados. “É fundamental para o desenvolvimento do LACTEC essa forte vinculação com a Universidade. Afinal, inovação tecnológica não acontece sem pesquisa”, finaliza.

Fachada do novo prédio do LACTEC
Foto: LACTEC

Prédio do LACTEC no Politécnico