Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada completa 20 anos e promove ciclo de palestras no Centro Politécnico

O Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada (LPGA) do Departamento de Geologia – vinculado ao Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – completa 20 anos em 2019.  As comemorações, marcadas por ciclo de palestras e minicurso, reuniram mais de 80 pessoas, entre técnicos, geólogos, alunos de graduação e de pós-graduação e professores, com o objetivo de refletir e discutir a Geofísica na Universidade.

A Geofísica estuda a composição, a estrutura, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. As atividades iniciaram no dia 30 de abril no Auditório do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no Centro Politécnico. Os participantes assistiram a uma apresentação do SEG Geofísica – grupo associado à Society of Exploration Geophysicists, que visa à disseminação de conhecimentos sobre a área.

Palestra sobre a integração entre a Geologia, a Geofísica e a Engenharia realizada no dia 30 de abril no auditório do Simepar, no Centro Politécnico. A atividade integrou a programação das comemorações dos 20 anos do LPGA.

Entre os temas abordados, a integração entre a Geologia, a Geofísica e a Engenharia e os desafios no ensino da Geofísica Aplicada; as contribuições do LPGA para as Ciências Exatas; e boas práticas em aquisição de dados geofísicos. Entre os palestrantes, os professores da UFPR, Francisco José Fonseca Ferreira e Saulo Pomponet Oliveira, o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Daniel Fabian Bettu, e o geólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Oderson de Sousa.

O minicurso “Interpretação de Dados Aerogamaespectrométricos com Utilização do ArcGis” foi promovido no dia 2 de maio sob orientação do professor Luis Gustavo de Castro, que ministra as disciplinas de Geoprocessamento e de Ciências do Ambiente na UFPR.

Participaram da abertura do evento o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz; o diretor do Setor de Ciências da Terra, Alzir Felippe Buffara Antunes; a coordenadora do Laboratório de Geofísica, Alessandra de Barros e Silva Bongiolo; o chefe do Departamento de Geologia, Carlos Eduardo de Mesquita Barros; e o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvim.