Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório da UFPR faz Caminhada pela Doação de Medula Óssea

Desta vez estarão presentes a equipe do laboratório e familiares de pacientes na caminhada. A concentração será às 10h na Praça Santos Andrade onde está programado um ato, saindo depois pelo calçadão da Rua XV de Novembro em direção à Boca Maldita. Lá, haverá uma equipe para cadastrar as pessoas interessadas em se tornar um doador voluntário. A peça teatral ‘Procura-se uma Estrela’ também participará das ações, e fará uma apresentação às 12 horas no final do trajeto.

O Laboratório desenvolve diversas ações especiais visando esclarecer dúvidas sobre a doação e o recrutamento e o cadastro de novos doadores voluntários de medula óssea. É a primeira vez que a ação é feita em parceria com o Hospital Erasto Gaertner e com familiares de pacientes. Desde 2000, essas ações fazem parte da rotina do laboratório, além dos exames genéticos dos doadores voluntários. Campanhas de cadastramento, cartões telefônicos, folders e a peça de teatro, realizadas com parceiros também preocupados com a causa, compõem essas atividades contínuas do LIGH com o objetivo de melhorar o cenário dos pacientes que aguardam um transplante de medula óssea.

Atualmente o REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea conta com aproximadamente 750 mil doadores cadastrados e o LIGH é responsável por aproximadamente 10% desse banco: cerca de 70 mil cadastros foram feitos nas campanhas do LIGH; no ano passado foram 10 mil novos cadastros, todos feitos a partir da coleta de amostra de sangue, similar àquelas realizadas para um simples hemograma e o preenchimento de um formulário.

Foto(s) relacionada(s):


Cena da Peça
Foto: Divulgação

Fonte: Leticia Hoshiguti