Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório da UFPR coordena campanha para cadastrar Doadores de Medula Óssea

A campanha, que acontece das 9 às 13 horas, será encabeçada pela apresentação de uma peça de teatro – “ Procura-se uma estrela” – encenada por atores profissionais que durante muitos anos desenvolveram atividades em hospitais. Acompanhando os atores estará uma unidade móvel do HEMEPAR – Centro de Hemoterapia do Paraná para cadastrar os doadores.

O Laboratório da UFPR e o HEMEPAR distribuem panfletos informativos sobre a importância da doação da medula óssea. São realizadas por ano, em média, de 20 a 30 campanhas. A adesão de doadores é variada, e algumas campanhas alcançaram mais de mil doadores cadastrados. As pessoas fazem a coleta de sangue no momento da inscrição e a tipagem da compatibilidade para o transplante é avaliada pelo Laboratório da UFPR – o LIGH no Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Os doadores são cadastrados no Registro Nacional de Voluntários de Medula Óssea – REDOME – com sede no Rio de Janeiro. Desde quando começaram as campanhas de doação, há seis anos, foram cadastrados 27 mil doadores, explica o responsável pelas campanhas na UFPR, o biólogo Téo Ruiz.

SERVIÇO:

Campanha de Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea e Peça Teatral “ Procura-se uma Estrela” .

Data: 30 de abril de 2006-04-26

Local: em frente a Igreja do Rosário

Horário: das 9 às 13 horas

contatos: 3361-1546/ 3361-1729

Foto(s) relacionada(s):


Peça apresentada em 2005
Foto: Arquivo

Fonte: ACS