Jogos Intercursos 2009 começam com as inscrições para a etapa de futebol de areia

Iniciativa do Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), os Jogos Intercursos 2009 iniciam neste mês. As inscrições para a etapa de futebol de areia começam hoje e vão até quinta-feira, dia 9. As equipes devem ter de cinco a 12 alunos. Cada curso pode inscrever uma equipe em cada naipe – feminino ou masculino. As inscrições podem ser feitas através dos Centros Acadêmicos e será cobrada uma taxa de R$ 10,00 por aluno inscrito.

Até novembro, os estudantes da UFPR terão a oportunidade de participar do evento e competir em outras dez modalidades: futsal, futebol de campo, futevôlei, basquetebol, handebol, voleibol, vôlei de areia, natação, xadrez e tênis de mesa.

No dia 16 de abril, será realizado o Congresso Técnico da modalidade futebol de areia, no qual serão confirmadas as inscrições e especificado o regulamento da etapa. Além disso, estarão promovendo também o sorteio das chaves. Os jogos realizam-se nos dias 25 e 26 de abril. A competição estará aberta ao público que pode acompanhar os jogos na sede do CED.

A finalidade principal do evento é incentivar a prática esportiva no âmbito da universidade. Esses não são os primeiros Jogos Intercursos: aproximadamente seis anos que não há competição. Agora em 2009, o CED resolve retomá-la para fomentar o intercâmbio entre alunos. “Os jogos promovem a atividade física, o inter-relacionamento pessoal e ainda podem despertar interesse por algum esporte específico”, explica o professor coordenador do evento, Luiz Sávio Almeida.

Só serão aceitas inscrições de alunos devidamente matriculados na UFPR, frequentando aulas neste ano letivo – é obrigatória a apresentação da carteirinha original da universidade e válida na data da inscrição. Cada atleta poderá participar de uma modalidade coletiva e uma individual. É importante ressaltar que os atletas só podem competir pelo curso em que estão matriculados na UFPR.

Ao final de cada etapa, os atletas classificados nos três primeiros lugares receberão medalhas e as equipes campeãs troféus. Ao final dos Jogos Intercursos 2009, será feita a soma da pontuação das modalidades nos naipes feminino e masculino e os três melhores cursos também receberão um troféu.

No mês de maio, os cursos disputam a etapa de futsal. O restante do calendário de jogos pode ser conferido no site.

Inscrições para a modalidade Futebol de Areia dos Jogos Intercursos 2009

Data: de 6 a 9 de abril

Local: Centros Acadêmicos dos respectivos cursos

Dúvidas: luiz_savio64@yahoo.com.br e marcosrogeriosa@yahoo.combr