Investimentos de R$ 960 mil do FDA atenderam projetos prioritários

O FDA – Fundo de Desenvolvimento Acadêmico é um dos recursos utilizados para viabilizar projetos das diversas unidades da Universidade. Com a rigorosa prestação de contas exigida pela Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação sobre os serviços prestados e cursos de especialização, os recursos do FDA duplicaram e permitem novos benefícios.

2005 – Este ano o FDA distribuiu R$ 960 mil nas três modalidades previstas. Em 2004 o valor investido nos projetos foi de R$ 422.425,57 e em 2003, de R$ 448.909,18. Este aumento nos recursos distribuídos só foi possível pela regulamentação que a prestação de serviços e os cursos de especialização passaram junto aos conselhos superiores da instituição, em novas resoluções.

Além disso, como lembra o pró-reitor de Planejamento Zaki Akel Sobrinho, o FDA tornou-se efetivamente uma ferramenta que beneficia quem possui necessidades e as entrega em forma de projeto. ‘Inserimos na Universidade a cultura do planejamento. As unidades passaram a avaliar quais eram efetivamente seus projetos prioritários para que estes pudessem ser beneficiados com os recursos existentes’, esclarece Akel.

Projetos – Este ano, as três modalidades que revertem investimentos para as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão – em projetos aprovados em edital – receberam R$ 520 mil. Uma centena de projetos de todos os Setores da Universidade foram beneficiados e permitiram desde a compra de livros a benefeitoriais em laboratórios, além de compra de equipamentos de informática e para pesquisa nas aulas de campo dos acadêmicos.

A modalidade ‘Emergencial’, no qual o fundo reservado foi de R$ 193 mil, atendeu situações de necessidades imediatas e não previstas. Esta modalidade foi encerrado neste mês de novembro, quando os últimos recursos foram liberados.

Com os investimentos realizados, o procedimento de finalização do FDA depende da prestação de contas de todos os projetos beneficiados, cujos coordenadores devem enviar para a PROPLAN relatório de atividades.

Laboratório de Agronomia
Foto: Liz Wood