Intensa agenda em Brasília traz bons resultados

No último dia 8 de novembro, o reitor Zaki Akel Sobrinho esteve em Brasília realizando intensa agenda de reuniões em busca de recursos e soluções para necessidades da UFPR. Foram quatro eventos numa única tarde. Um deles teve por finalidade articular a liberação do financeiro das emendas parlamentares individuais e coletiva consignadas no Orçamento da União deste ano pelos deputados federais e senadores da bancada paranaense e que ainda estão bloqueadas. Outros dois eventos trataram das demandas da UFPR de emendas parlamentares para 2012. Também foi realizada agenda no TCU para tratar de processos antigos ainda em análise naquele órgão. Acompanharam a comitiva a professora Lucia Montanhini, pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, a diretora do HC Heda Amarante e o assessor Norton Nohama.

Emendas federais de 2011

As emendas individuais e coletiva (de bancada) ao orçamento concedidas para UFPR para 2011 pelos deputados federais e senadores ainda não foram liberadas pelo Poder Executivo para execução, apesar de estar encerrando o prazo para realização de compras deste ano . São 16 milhões em recursos de investimento em vários projetos dos setores acadêmicos, de pró-reitorias e dos hospitais cuja eventual liberação representará importantes melhorias para a universidade. A expectativa é de que seja liberado pelo menos 50% deste montante. Esta discussão foi feita no MEC, com a presença dos deputados federais Giacobo (coordenador da bancada), Assis Miguel do Couto, Leopoldo Meyer, Nelson Padovani, Eduardo Sciarra, Zeca Dirceu, André Vargas, José Luís Balalaica dos Santos, representando o secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, Zaki Akel Sobrinho, o secretário da SETI Alípio Santos Leal Neto, além de diversos reitores e representantes das demais instituições federais e estaduais de ensino do Paraná.

Na oportunidade, José Luís Balalaica orientou os gestores das IES’s sobre a necessidade de articulação com os parlamentares e o Ministério da Casa Civil, bem como assumiu compromisso de agilizar os procedimentos relativos à liberação das emendas no âmbito da SESU, orientando os presentes sobre os encaminhamentos necessários por parte das instituições beneficiadas. O deputado Giacobo fará a coordenação parlamentar das articulações na Casa Civil.

Na quinta-feira, 10 de novembro, o reitor Zaki Akel Sobrinho esteve em audiência na Casa Civil para tratar do assunto. Depois seguiu ao MEC para audiência convocada pelo ministro Fernando Hadad com todos os reitores da IFES.

Emendas Federais para 2012

As ações de prospecção de emendas parlamentares federais para a UFPR a serem incluídas no orçamento da união para 2012 foram feitas em dois momentos: primeiro num almoço somente com as instituições de ensino superior do Paraná e no final da tarde na Câmara dos Deputados com diversos órgãos. No almoço, bastante prestigiado pelos parlamentares, o reitor Zaki fez uma explanação sobre a UFPR e pode abordar os projetos da instituição para o ano que vem.

Na reunião ocorrida ao final da tarde, na Câmara dos Deputados, participaram também diversos outros órgãos públicos do estado como a Polícia Rodoviária Federal e prefeitos municipais, entre outros. Esta reunião é realizada todos os anos, algumas vezes em Curitiba e outras em Brasília e tem por objetivo abrir espaço para que as diversas instituições do estado possam apresentar suas demandas e propostas de emendas de bancada para discussão e deliberação dos parlamentares. Foi mais um excelente momento para que a UFPR pudesse apresentar seus projetos para 2012 e ao mesmo tempo agradecer as emendas obtidas em 2011, reforçando a necessidade de sua liberação ainda nestas próximas semanas.

Reunião no TCU

Ainda durante o período da tarde, o reitor Zaki Akel esteve em audiência com ministros e técnicos do TCU para tratar de processos relativos ao ano de 2007. A UFPR tem buscado dialogar sempre que necessário e possível com os órgãos de controle em Curitiba e em Brasília sobre todos os assuntos de interesse da universidade. De um lado, isso tem propiciado ampliar e melhorar o entendimento que os mesmos têm acerca da UFPR, suas necessidades e peculiaridades, e de outro, melhorar a qualidade das ações da UFPR que são acompanhadas muito de perto por parte dos órgãos de controle. Isso tem se refletido muito positivamente nas análises do TCU a respeito da qualidade e transparência das prestações de contas da UFPR dos últimos anos.

Apresentação do reitor em Brasília

Fonte: ACS