Instituto Federal realiza mostra de cursos de 14 a 16 de outubro

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) promove nos dias 14, 15 e 16 de outubro a 2ª Mostra de Cursos. Em Curitiba, o evento será realizado na Rua João Negrão, 1285, Rebouças), das 14h às 22h, nos dias 14 e 15, e das 09h às 17h, no dia 16. O Edital do Processo Seletivo 2011 será lançado em 1º de outubro, mesmo dia em que tem início o período de inscrições para o vestibular e que segue até 5 de novembro. O custo é de R$ 35 e os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site www.ifpr.edu.br.

Ao todo, serão 3.580 vagas em 57 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos, distribuídos em 11 campi e três núcleos avançados, que atendem a todas as regiões do Paraná. Os cursos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino

Médio; subsequente, concomitante e Proeja. Além dos cursos técnicos, o Instituto vai oferecer cursos superiores – tecnólogos, bacharelados e licenciaturas.

Neste ano, pela primeira vez, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de nível superior. Com relação ao Processo Seletivo 2010, a oferta de vagas no IFPR aumentou 165% para 2011. São 1370 novas vagas em 23 novos cursos técnicos. Outra novidade é a transformação de núcleos avançados em campi. Em 2010, eram oito campi e três núcleos avançados. Para o ano que vem, serão 11 campi, localizados nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco

Borba, Umuarama, Palmas e Campo Largo – os municípios de Assis Chateaubriand, Ivaiporã e Cascavel possuem núcleos avançados do Instituto.

A meta para os próximos anos é atingir 32 cidades paranaenses, com oferta de 40 mil vagas no ensino presencial e à distância. “Nossa proposta é a de aumentar a oferta da Educação Profissionalizante no Paraná, atendendo a todas as regiões do Estado”, destaca o reitor do IFPR, professor Alipio Leal. Para ele, a estrutura multicampi e a organização curricular, que permite a oferta de cursos da Educação Básica à Pós-Graduação, é um diferencial que contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Novos cursos técnicos para 2011:

Portos

• Guia de turismo

• Cozinha (Proeja)

• Hidrologia (Proeja)

• Alimentos

• Açúcar e Álcool

• Controle Ambiental

• Desenho de Construção Civil

• Orientação Comunitária

• Geoprocessamento

• Florestas