Instituto da UFPR e Dnit lançam Atlas com obras previstas no PAC

Será realizado nesta quinta-feira (20), às 16h30, no saguão do Prédio de Administração do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico, o lançamento do Atlas Multimodal desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

O objetivo do novo Atlas é possibilitar a previsão das obras de infraestrutura de transportes no Brasil, melhorando assim o planejamento e a gestão do setor, agregando desenvolvimento econômico e ações de conservação ambiental.

Disponível na internet, o Atlas mostra os empreendimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre eles rodovias, ferrovias, hidrovias e terminais hidroviários em lâminas transparentes, que quando sobrepostas aos mapas dos Estados, destacam a localização de cada obra e sua proximidade ou interferência em unidades de conservação e terras indígenas.

Em rodovias, por exemplo, além da posição de implantação da obra, a área de interferência ambiental no entorno também é representada no mapa.

Segundo a coordenadora setorial do ITTI, professora Gilza Fernandes Blasi, o Atlas é um instrumento para o planejamento na área de transportes. ‘Com a base de dados do Dnit em relação a áreas de conservação, terras indígenas e obras previstas nos PAC I e II, foi possível aliar infraestrutura e meio ambiente, fornecendo informações básicas para os órgãos ambientais analisarem a concessão de licenças ambientais’, esclarece.

Detalhe da capa da publicação

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Bruno Zermiani, com informações do ITTI, sob orientação de Fernando César Oliveira