Inscrições para o vestibular crescem em relação aos anos anteriores

As inscrições para o vestibular 2011 da UFPR começaram às 14 horas do dia 19, última sexta-feira. De acordo com dados de hoje (23), durante estes cinco dias já foram realizadas mais de 14 mil inscrições de estudantes interessados em ingressar na universidade. Segundo Raul Von Der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, esse número supera os primeiros dados em relação às inscrições nos anos anteriores.

Porém, o coordenador afirma que ainda é cedo para fazer prognósticos. ‘Em 2009 e 2010, em torno de 43 mil estudantes se inscreveram no vestibular. Esse número se manteve estável. Neste ano, o início das inscrições já superou um pouco o número dos anos anteriores, mas é muito cedo para dizer se ainda haverá mais inscritos. Geralmente há uma grande procura no início, mas uma queda durante o período intermediário de inscrições. Apenas no final do prazo o volume de inscritos aumenta novamente’, explica.

Dos 14.100 inscritos até agora, 82% ─ pouco mais de 11.600 ─ são do Paraná. Em segundo lugar está o Estado de São Paulo, com 1.306 inscrições, seguido de Santa Catarina, com 604.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente nos sites www.nc.ufpr.br ou www.ufpr.br. O prazo termina no dia 19 de setembro, às 16 horas e o valor da taxa é de R$80,00 para candidatos aptos ao ingresso e de R$79,00 para treineiros.

As provas da primeira fase serão realizadas no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, com questões de conhecimentos gerais. A segunda fase será dividida em dois dias de prova. Em 11 de dezembro, também a partir das 14 horas, os candidatos responderão questões de compreensão e produção de textos. No dia 12 de dezembro serão realizadas as provas específicas conforme o curso.

Haverá duas formas de ingresso para cursos da instituição. A primeira, pelo processo seletivo, no qual valerá 90% da nota do vestibular mais 10% da nota do ENEM. Em cada curso, serão destinadas 10% das vagas ofertadas para ingresso pelo SISU/MEC, somando no total 529 vagas para essa modalidade. Nesse caso, as inscrições serão somente pelo site do SISU, o http://sisu.mec.gov.br, de acordo com os prazos e regras específicos do sistema.

Fonte: Bruno Zermiani, com orientação de Ana Paula Moraes