Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para Aquicultura terminam no domingo

Das 38 vagas restantes, 23 são do curso de Tecnologia em Aquicultura em Pontal do Paraná, no litoral. Outras 15 são de Tecnologia em Aquicultura em Palotina, região Oeste do Estado.

Estão aptos a se inscrever os candidatos classificados no vestibular da UFPR que não tenham sido aprovados na chamada geral nem convocados até a segunda chamada complementar de seu curso de origem.

Até a tarde desta sexta-feira (13/2), 157 candidatos já haviam manifestado interesse em disputar as vagas. Desse total, 94 se inscreveram para as vagas de Palotina, e 63, de Pontal.

A inscrição é feita através de um formulário disponível no endereço www.nc.ufpr.br.

Caso o candidato seja aprovado em sua primeira opção de curso até a segunda chamada complementar, marcada para a próxima quinta-feira (19/2), a sua nova opção será desconsiderada.

Após a segunda chamada complementar, o candidato que optar pelas vagas remanescentes nos cursos de Tecnologia em Aquicultura deixará de concorrer às vagas de seu curso original.

A classificação dos candidatos que fizerem a reopção de curso será feita de acordo com o desempenho obtido no vestibular. O resultado será divulgado no próximo dia 20 de fevereiro, em conjunto com a segunda chamada complementar do processo seletivo 2008-2009.

Ambos os cursos de Aquicultura da UFPR são de nível superior. O de Pontal do Paraná tem duração de três anos e suas aulas acontecem pela manhã e à tarde. Já o de Palotina é noturno e tem uma duração um pouco maior: três anos e meio.

Saiba mais

Aquicultura é o processo de produção de peixes, moluscos, camarões e outros organismos aquáticos em cativeiro. Conforme levantamento publicado em 2003 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a aquicultura mundial tem crescido, em média, 9,2% ao ano desde 1970. Para a FAO, a aquicultura é ‘crucial’ para o combate à fome no mundo.

O potencial do Brasil para o desenvolvimento da aquicultura é alto, em razão de seus 8,4 mil quilômetros de costa marítima e 5,5 milhões de hectares de reservatórios de águas doces —aproximadamente 12% da água doce disponível no planeta. Além disso, o clima brasileiro é favorável ao crescimento de organismos cultivados.

O mercado de trabalho tem um futuro promissor, devido à crescente demanda mundial pela produção de alimentos de origem aquática. Enquanto a aquicultura está em alta, a pesca extrativista, próxima de seu limite sustentável, tende à estagnação.

Foto(s) relacionada(s):


Tanques utilizados no ensino da Aquicultura
Foto: Arquivo

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira