Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

II Fórum de Impactos da Nova Ferroeste promove discussão sobre reflexos da obra para o montanhismo

Dando continuidade aos fóruns populares nos quais são discutidos os impactos do projeto da Nova Ferroeste, cujo traçado projetado cruza a serra paranaense, o II Fórum de Impactos da Nova Ferroeste (FIN) destaca o tema montanhismo.

O evento está marcado para esta sexta-feira (15), a partir das 18 horas, no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O II FIN Ferroeste procura reunir entidades de montanhismo de Curitiba, montanhistas independentes e interessados para apresentar o levantamento dos impactos da ferrovia para a atividade e promover ações conjuntas para divulgar os impactos da obra nas montanhas.

A organização é do movimento Na Serra Não, que reúne membros das comunidades acadêmicas da UFPR Litoral e do Setor de Ciências Humanas da UFPR, entre outros.

O foco da discussão do movimento é o trecho 5 do projeto, que atinge comunidades em Morretes, mas a intenção é avaliar as consequências de toda a extensão do empreendimento, que atravessa o Paraná.

Sobre o Movimento Na Serra Não

Segundo a organização, o fórum é resultado das discussões ocorridas no I FIN Ferroeste, em maio, em Matinhos, no litoral paranaense, na sede da UFPR Litoral. O evento reuniu comunidades, pesquisadores e demais interessados.

Serra da Prata, em Morretes (PR), localidade atingida pelo trecho 5 do projeto da Nova Ferroeste. Foto: Antonio Serbena/Acervo Pessoal

Como resultado do evento, concluiu-se que é necessário a constituição de fóruns temáticos buscando discutir mais profundamente a complexidade das situações relatadas (acesse o relatório aqui). A obra atinge a maior porção preservada de Mata Atlântica do Brasil e diversas populações, entre elas comunidades tradicionais.

Orçado em R$ 36 bilhões, o projeto da Nova Ferroeste pretende ligar o Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá, no Paraná, para o transporte de óleo e soja, completando um trecho já existente de cerca de 250 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava.

De acordo com o governo do Paraná, o traçado do projeto passa por 66 municípios: 51 no Paraná, oito no Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina.

SERVIÇO
“II Fórum de Impactos da Nova Ferroeste”
Quando:
15/12 (sexta-feira), das 18 às 22 horas
Onde: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR, no subsolo do Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba)

Para mais informações, acompanhe o Instagram do Movimento Na Serra Não

Veja as discussões do I FIN no canal do movimento no YouTube

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...