Hospital de Clínicas inaugurou enfermaria Mãe Canguru

Propiciar que um recém-nascido fique no aconchego, recebendo calor humano literalmente em contato com a pele de sua mãe, na posição canguru. Essa proximidade que humaniza ainda mais o atendimento, será possível na Enfermaria Mãe Canguru, inaugurada ontem na Maternidade do Hospital de Clínicas. A nova unidade propiciará esse atendimento a bebês a partir de 1250 gramas em situação clínica estável, que permanecerão em ambiente hospitalar, sob supervisão da equipe de saúde.

A entrega oficial da Enfermaria Mãe Canguru contou com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; do vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari; da diretora geral do HC, Heda Amarante e dos apoiadores do projeto. Possui espaço adequado e capacidade para atender até três mães e seus bebês, permitindo que a mãe permaneça com o seu filho todo o tempo, até que ele atinja um peso mínimo de 1800 gramas, continue em bom estado de saúde, em aleitamento materno exclusivo, quando ambos poderão receber alta hospitalar,com acompanhamento ambulatorial.

Mãe Canguru – O Método Mãe Canguru praticado na Enfermaria, é aquele em que o filho fica “colocado” ao corpo da mãe. “Além de propiciar significante ganho no vínculo mãe-bebê, traz outros benefícios como alta mais precoce do hospital, menor incidência de infecção hospitalar, melhor cuidado do bebê e, consequentemente, a satisfação da família, menor custo do internamento e maior rotatividade dos leitos da UTI Neonatal” enfatizou Mitsuru Miyaki, chefe do Serviço de Neonatologia do HC.

Esta ação faz parte da implementação plena do Método Canguru, um programa de humanização do Ministério da Saúde que permite maior participação dos pais nos cuidados de seus filhos. O objetivo do método é diminuir o tempo de separação entre os pais e o recém-nascido, estreitar o relacionamento entre os pais e a equipe que está promovendo os cuidados à criança, esclarecer dúvidas, estabelecer maior apego e segurança e incentivar o aleitamento materno.

Referência – Devido suas características técnicas e pelo reconhecimento dos profissionais, o Hospital de Clínicas da UFPR foi escolhido pelo Ministério da Saúde como a instituição responsável para ajudar a implantar o método Mãe Canguru em outras instituições do Estado do Paraná. Consiste em dar apoio técnico para implantar, avaliar e acompanhar outras maternidades que atendem gestantes em estado de risco e que desejarem trabalhar com esse método.

Amigos do HC – Maria Elisa Paciornik, presidente da Associação dos Amigos do HC, que também apoiou a construção do ambiente, foi agraciada com o título da UTI Neonatal do HC que recebeu o nome do seu filho, Felipe Ferraz Paciornik, que nasceu naquela maternidade há 23 anos e foi vítima fatal de acidente de trânsito. Sua mãe, Lenita Ferraz de Carvalho e outras empresas e o Núcleo Paranaense de Decoração, colaboraram com doações de mobiliário e decoração para o ambiente.

Segundo Rogério Andrade Mulinari, vice-reitor da UFPR, “os amigos do HC, da Associação, das iniciativas públicas e privadas e do terceiro setor é que tornam possíveis ações como estas”.

Janete de Oliveira e a filha Maria Eduarda
Foto: Laércio Carlos Ribeiro dos Santos/MKT-HC