Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenageados do Aniversário de 107 anos da UFPR: Professor Luis Bueno é destaque na Cultura

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres  e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.

Cultura

Por trás das linhas de “Paradeiro” existe a história de um professor que atua há 24 anos como docente do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O livro, escolhido como melhor romance Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2019, é de autoria de Luis Bueno, homenageado pela Universidade na solenidade de celebração dos seus 107 anos, nesta quarta (11), a partir das 19h, no Teatro da Reitoria.

A obra, reconhecida por um dos mais importantes prêmios literários do país, é o primeiro romance publicado pelo professor, que tem em seu currículo livros e capítulos de livros acadêmicos, além de traduções.

Professor Luís Bueno – foto: arquivo pessoal

Bueno recorda que, quando chegou, em 1996 encontrou na instituição “um ambiente intelectualmente rico e democrático”. Este foi o lugar onde ele pode desenvolver suas capacidades na docência, na pesquisa e também administrativamente, quando dirigiu a Editora da UFPR e coordenou de pós-graduação. “Tal ambiente é conquista de gerações de colegas que, sem nos conhecerem, trabalharam para criá-lo”.

Foi também na UFPR que o professor começou a desenvolver suas capacidades de ficcionista, redigindo “Paradeiro”, obra que se passa em São José dos Campos, no interior de São Paulo, desde a década de 30 até os anos 2000. Para Bueno, é preciso trabalhar continuamente para que a universidade seja um ambiente ainda mais inclusivo e mais enriquecedor. “Fazemos isso a cada vez que nos dedicamos a nossas atividades. A cada aula que damos, a cada artigo ou livro que publicamos, a cada discussão que alimentamos, a cada posicionamento que tomamos”, salienta.

Conheça os homenageados e homenageadas

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...