Helgio Trindade ministra aula inaugural do Mestrado em Ciência Política

A partir das 14h, no Anfiteatro da Biblioteca de Ciências Humanas, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Helgio Trindade, falará sobre “Universidade, Ciência Política e Integração Latino-americana”.

Trindade é o presidente da Comissão para Instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Na última segunda-feira, 9, ele assinou, juntamente com o reitor Zaki Akel Sobrinho e o diretor-geral brasileiro de Itaipu Jorge Samek, a escritura pública de doação do terreno da nova universidade. O mestrado em Ciência Política é uma das primeiras atividades acadêmicas articuladas entre as duas universidades.

Trindade foi um dos principais incentivadores da criação do novo mestrado. A UFRGS é parceira da UFPR neste curso, principalmente na linha de pesquisa de Relações Internacionais. Para o segundo semestre do mestrado, estão previstas disciplinas ministradas por dois professores da universidade gaúcha.

Além desse estímulo inicial por parte da Unila, houve outros fatores que contribuíram para a criação do mestrado. A área política no curso de Ciências Sociais surgiu em 1994, data da reforma curricular que dividiu o curso em três frentes – Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A partir desse momento, surgiu uma grande demanda por um programa de pós-graduação específico para a área.

Segundo o coordenador do mestrado, professor Renato Perissinotto, a criação do programa de mestrado foi possível através da contratação de novos professores da área, do aumento da qualificação e do interesse pelo curso.

Além disso, o professor ressalta que pode haver interesse da comunidade pelos resultados das pesquisas que serão realizadas. Perissinotto afirmou também que o mestrado é um grande passo para a expansão da área de ciência política em âmbito nacional.

O novo mestrado —o segundo do Departamento de Ciências Sociais— foi aprovado em julho de 2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em novembro, foram abertas inscrições para o processo de seleção. Houve 50 candidatos, dos quais 22 foram aprovados e iniciam o ano letivo na próxima semana. Quatro mestrandos já foram contemplados com bolsas do Reuni, e é provável que o curso receba mais duas bolsas da Capes.

São seis áreas de pesquisa: Instituições Políticas e Elites; Relações entre o Executivo e o Legislativo; Partidos e Eleições; Comunicação Política; Política Externa do Brasil; e Organizações Internacionais. Os professores da UFPR que lecionam no mestrado são Adriano Codato, Carlos S. Arturi, Renato Monseff Perissionotto, Luciana Veiga, Emerson Cervi, Fabrício Tomio e Nelson Rosário de Souza., Paulo Visentini e Paulo Costa e Sérgio Braga.

Aula inaugural do mestrado em Ciência Política com o professor Hélgio Trindade.

Data: 16 de março, segunda-feira

Local: Anfiteatro da Biblioteca de Ciências Humanas

Quarto andar do Edifício Dom Pedro I

O professor Helgio Trindade, ex-reitor da UFRGS