HC participa de estudo nacional para detecção de câncer precoce do esôfago

O Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital de Clínicas da UFPR participa do estudo nacional multicêntrico sobre detecção precoce do câncer do esôfago. O estudo tem o objetivo de atender 1.200 pacientes em dez centros de pesquisa, dois deles privados. Além do HC, no Paraná, participa também a Gastroclínica de Cascavel. Os outros centros de pesquisa são o Hospital de Restauro de Pernambuco, o Instituto do Câncer (INCA) do Rio de Janeiro, a Santa Casa de Porto Alegre, o Hospital Ipiranga de Mogi das Cruzes, o Hospital de Câncer de Barretos, a Clínica Scope de Campo Grande, o Serviço de Gastroenterologia Clínica e o Centro de Endoscopia Digestiva e Gastrointestinal do HC da USP. ?É o primeiro estudo realizado em larga escala no mundo com esta técnica e este aparelho, pelo número de atendimentos, instituições e profissionais envolvidos?, afirmou Cláudio Hashimoto, gastroenterologista e endoscopista da USP responsável pela pesquisa, que ressaltou que a técnica é bem menos invasiva.

A empresa Olympus emprestou, para a pesquisa, um aparelho de última geração que é capaz de visibilizar e de arquivar imagens digitais de alta definição com a tecnologia de HDTV.

Muito embora, para o estudo, estão sendo avaliados pacientes com fator de risco – aqueles que tiveram envolvimento com álcool por um período muito prolongado -, pois tem a intenção de detectar precocemente o câncer do esôfago, o aparelho é capaz de trabalhar com procedimentos endoscópicos tradicionais. Sua tecnologia (NBI) faz com que o processo de cromoendoscopia virtual realce uma lesão quando do seu aparecimento. ?É a ?Ferrari? dos aparelhos endoscópicos. Tem que saber utilizá-lo para tirar o máximo proveito dele?, enfatizou Renato Hassegawa, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista pesquisador da USP.

Para Sandra Teixeira, chefe do Serviço de Endoscopia do HC, a pesquisa permite também um ensino mais atualizado para os estudantes e residentes de medicina, uma integração com médicos de outras especialidades, bem como gastroenterologistas e endoscopista do HC, ‘afinal o aparelho é o que tem de mais moderno nessa área’, concluiu ela.

Fonte: Asesssoria de Marketing do HC