Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC inaugura novas instalações do Banco de Leite Humano

Foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (03/10) as novas instalações do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas. Com uma área de 275m² o banco de leite ficou mais moderno, permitindo melhor acolhimento às mães doadoras. Também foi adequado às novas normas da Vigilância Sanitária. Segundo a enfermeira chefe do setor, Maria Celestina Grazziotin, o Banco de Leite do HC foi um dos cinco primeiros do país e se tornou referência nacional, ajudando a capacitar outras unidades semelhantes no país. “Essa modernização representa a realização de um sonho, mas vamos adiante. Nosso próximo objetivo é ampliar a coleta domiciliar, atualmente feita apenas pela manhã”, disse ela. A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho e do secretário de Estado da Saúde do Paraná, René José Moreira dos Santos, além de outras autoridades.

O Banco de Leite ganhou consultório do enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), sala de administração, sala de recepção e sala do nutricionista. Além disso, todos os móveis foram trocados. Os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) no valor total de R$366.823,27 .

Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do HC iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da maternidade do hospital. Em 1987, mudou para o 4º andar do mesmo prédio, onde permanece até hoje. Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350 litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros mensais. Assim, atende à necessidade interna do Hospital. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.

Todo leite coletado é destinado com prioridade aos nascidos no HC, e o que sobra pode ser repassado às unidades de Saúde, aos bebês que não podem ser amamentados pelas suas mães.Visando aumentar as doações, o Hospital de Clínicas realiza campanhas permanentes e ainda faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada do leite no banco. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...