Grupos PET se reúnem em Curitiba

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site e custam R$ 80,00 para alunos participantes e R$ 100,00 para professores tutores até o dia 14 de abril. A partir do dia 15, os valores se elevam para R$ 100,00 e R$130,00 respectivamente.

De acordo com Nilce Nazareno da Fonte, professora tutora do PET do curso de Farmácia e coordenadora geral do evento, o diferencial do Sulpet é ser um evento aprendizado. Além das oficinas, o evento é organizado pelos estudantes que se organizam em comissões – como alojamento, logística e científica. “Eles entendem, ou ficam conhecendo, todos os detalhes dos bastidores, que normalmente ficam fechados apenas para poucos em eventos de igual magnitude”, afirma.

O PET é um dos programas da Secretaria de Educação Superior do MEC. Entre seus objetivos está a valorização e a dinamização da graduação, com ênfase na não separação entre ensino, pesquisa e extensão com acréscimo da educação. O PET também pretende desenvolver-se como um modelo pedagógico que melhore a educação superior do país.

Os participantes do Programa, conhecidos como “petianos” se organizam em grupos vinculados a cursos de graduação das IES participantes, formados por estudantes (até 12 bolsistas e seis voluntários) orientados por um professor tutor. “Em quase 20 anos de docência, nada me orgulha mais que o PET, principalmente ao ver o quanto os petianos acabam sendo diferentes dos demais profissionais”, declara a professora Nilce.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Lais Murakami (orientadora)