Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupos artísticos e estudantes levam cultura para as ruas em defesa das universidades públicas

Foto: Marcos Solivan

Música clássica no Prédio Histórico, teatro na praça, espetáculo de dança ao ar livre e visita ao museu. Os grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná levaram uma série de atividades culturais às ruas da capital paranaense, nesta quinta-feira (16), contra os cortes de recursos anunciados pelo Governo Federal. A ação integra a semana de mobilizações organizada pela UFPR, que segue até amanhã com um ato no Complexo da Reitoria, às 11 horas.

O pró-reitor de Extensão e Pesquisa da UFPR, Leandro Gorsdorf, afirma que o dia é especial porque traz para a rua todo o processo de cultura produzida dentro da universidade. “A sensibilização do que está acontecendo com a questão dos cortes, por meio da arte, consegue atingir um público maior e de forma diferente, mostrando o quanto a cultura, a pesquisa, o ensino e a extensão são importantes para o desenvolvimento de uma nação”.

Foto: Marcos Solivan
Foto: Marcos Solivan

A programação do “UFPR + Cultura na rua” começou com aulas abertas de desenho, escultura e oficina de modelagem, promovidas pelo Departamento de Artes. “É uma aula de desenho coletivo de observação do espaço público, que também pode ter nossas aspirações coletivas”, explica a professora do curso de Artes Visuais da UFPR, Luana Veiga.

Estudantes e docentes aproveitaram o trânsito da população na praça para aproximá-los da arte a partir de questões relacionadas com a exposição “Arte e pesquisa”, do Museu de Arte da UFPR (MusA). O cenotécnico Adriano Ferreira e o filho estavam de passagem e pararam para interagir com a intervenção artística. “Apoio muito essa ação. A cultura deveria ser mais difundida”, disse Ferreira.

Vinicius Araújo, de Belém do Pará, aproveitou o passeio turístico por Curitiba para acompanhar a aula aberta da UFPR. “Temos que reivindicar nossos direitos”, disse o empresário, referindo-se aos cortes de recursos das universidades públicas.

Os grupos artísticos da UFPR atraíram a população com apresentações de trechos de obras dos repertórios do grupo de Coro; Orquestra Filarmônica; Téssera – Companhia de Dança; Companhia de Teatro e Grupo MPB. O Coro, a Orquestra e o Grupo de Choro, do Departamento de Artes, também se apresentaram.

“Essa ação é interessante porque aumenta a visibilidade do que a gente faz no curso e ajuda a destruir essa lenda de que estudante de Humanas não faz nada. Temos que mostrar o que fazemos para evitar a propagação de absurdos”, afirma a estudante do curso de Artes Visuais, Marina Bossle.

A acadêmica Heloísa da Silva avalia que é positiva a mobilização e o retorno que recebem.“É uma sensação que muda o trajeto da nossa graduação porque coloca nosso trabalho em contato com as pessoas”.

 

Confira a cobertura na página da UFPR TV no Facebook.

Foto: Marcos Solivan

Programação DeArtes – período vespertino

As ações da tarde ocorrem no Departamento de Artes da UFPR. A partir das 14 horas haverá uma oficina de arte colaborativa e, às 17 horas, uma visita guiada ao Departamento de Artes.

A programação conta também com uma mediação da exposição Artifício Invisível, às 18h30.

O  DeArtes fica na Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel

Semana de mobilizações

A semana termina com um grande ato pela educação no Teatro da Reitoria da UFPR, na sexta-feira (17), entre 11 e 13 horas.

Na segunda-feira (13), o reitor Ricardo Marcelo Fonseca recebeu senadores e deputados federais paranaenses para uma reunião sobre os cortes dos recursos da instituição.

Estudantes saíram às ruas de Curitiba e do interior do estado, na terça-feira (14), para apresentar projetos, pesquisas e atividades desenvolvidas pela UFPR.

A Praça Santos Andrade recebeu a mobilização, na quarta-feira (15), com a participação de entidades representativas, movimentos sociais e comunidade acadêmica.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...