Grupo PET Geologia dá andamento a mais uma etapa do Projeto Sala da Terra

De quinze em quinze dias, alunos da Universidade Federal do Paraná – integrantes do PET Geologia – Programa de Educação Tutorial do Departamento de Geologia – saem a campo pelas escolas de Curitiba. A meta é colocar em prática mais uma etapa do “Projeto Sala da Terra”, especialmente desenvolvido para levar aos alunos, professores e a toda a comunidade interessada, alguns assuntos das Geociências, devidamente “traduzidos” e adaptados para cada uma das faixas etárias a serem trabalhadas.

Durante todo o ano de 2007, o Grupo PET desenvolveu maquetes, livretos e outros materiais educativos e de divulgação científica, visando a aplicação deles em cursos de graduação, ensino médio, feiras de ciências, além da própria formação de professores. E agora, em 2008, está sendo feita a experimentação de tudo o que foi produzido.

Com as visitas feitas desde o início do ano, já foram beneficiados até agora cerca de 350 alunos. Número ampliado para 450, se contadas as visitas feitas pelas escolas ao Departamento de Geologia da Universidade.

Até o próximo dia 19, os integrantes do Projeto Sala da Terra estarão apresentando seus materiais no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Rua Brigadeiro Franco, 2532, no bairro Rebouças. As próximas saídas agendadas são para o Colégio Estadual Lamenha Lins, Rua Lamenha Lins, 2185, bairro Rebouças – dias 28 e 29 de abril e na seqüência para a Escola São Carlos Borromeo, na Rua Coronel Francisco H. dos Santos, 610, Jardim das Américas.

“Nosso projeto é registrado na PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR”, explica Luiz Alberto Fernandes, professor do Departamento de Geologia e tutor do PET. “A idéia é levar os conceitos das Geociências para o cotidiano da sociedade e, ao mesmo tempo, intensificar a ação do PET na melhoria dos cursos de graduação, necessidade estabelecida pelo MEC/Sesu. Atualmente, nosso grupo de trabalho é composto por 11 alunos dos cursos de Geologia e Geografia. O que acontece é que, ao executarmos ações como esta de extensão universitária, acabamos aprimorando a formação cidadã dos próprios integrantes do programa”, comenta.

O professor explica que para a comunidade, a possibilidade de montar e desmontar os materiais, mover o conjunto assim como partes dele, amplia a sua aplicação e facilita o contato com os temas das Geociências, ou seja, tudo aquilo que se estuda sobre o planeta, desde os recursos naturais, como água potável e combustíveis, até a poluição e as grandes obras que afetam a vida das populações como os túneis e os metrôs. Por isso a importância do projeto e da ida dele tanto para escolas públicas quanto particulares. Um objetivo futuro, segundo Fernandes ainda é o de usar o material também em programas de ação em áreas de baixo IDH – índice de Desenvolvimento Humano, como os que desenvolve atualmente a UFPR no Vale do Ribeira, funcionando como uma espécie de apoio ao ensino público e formação de professores, principalmente quando se comemora o Ano Internacional da Terra.

Mais informações sobre o Projeto Sala da Terra podem ser obtidas no Departamento de Geologia da UFPR. O telefone de contato com o PET é 3361-3245. Contatos com o professor Luiz Fernandes podem ser feitos pelos telefones 3361-3235 e 9969-8670. O site da Geologia é www.geologia.ufpr.br e o e-mail do Grupo é pet.geologia@ufpr.br.

Aluna do Pet Geologia mostra maquete de vulcão
Foto: Arquivo PET Geologia

Maquete mostra divisão das placas tectônicas
Foto: Arquivo PET Geologia