Grupo de pesquisa da UFPR aborda em Matinhos, no litoral, as tempestades de verão – 14 de janeiro

10112_evento_de_extensao_2017_raiosCom o título:  Litoral em Alerta – Tempestades de Verão, o Centro de Estudos do Mar da UFPR oferece a comunidade do litoral paranaense a oportunidade de conhecer mais sobre este fenômeno tão presente, especialmente, na estação do verão.

O encontro pretende estimular o interesse pelos cuidados e práticas de segurança relacionados a eletricidade atmosférica, os perigos deste fenômeno na região litorânea, as proteções adequadas e as características de identificação de eventos com tempestade.

Serão apresentadas pesquisas realizadas por alunos do Centro de Estudos do Mar, considerando as características das tempestades com raios no litoral do Paraná, e também os perigos das tempestades durante o verão, as previsões de nowcasting de tempestades, bem como os sistemas de detecção de descargas atmosféricas. O evento ainda estimula todos os participantes a desenvolver análises sobre a área de eletricidade atmosférica.

Serão apresentados também índices de densidade de raios na região litorânea do estado do Paraná, explicando  a formação das tempestades e dos raios, e também os métodos de proteção e alerta de tempestades.

Em parceria com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que disponibilizará equipamentos usados no monitoramento de tempestades para a exposição durante o evento.

Cida Bacaycôa