Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo de Estudos de História faz palestras gratuitas

O grupo de Estudos Ensino de História está comunicando a programação de palestras abertas ao público para o segundo semestre. Podem participar graduandos e professores do ensino básico ou superior. A coordenação é da professora Nádia Gonçalves. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: gehistoria@ufpr.br.

CRONOGRAMA – 2º SEMESTRE/2007

3/8 CARRETERO, Mario. Perspectivas disciplinares, cognitivas e didáticas no ensino das Ciências Sociais e da História. In: Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Trad. Beatriz A. Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p.15 a 29 (cap.1).

17/8 Construção do conhecimento e ensino das Ciências Sociais e da História. Idem acima, p.31 a 54 (cap.2)

31/8 Compreensão e ensino da causalidade histórica. Idem acima, p.55 a 71 (cap.3)

14/9 MATTOZZI, Ivo. Ensinar a escrever sobre a História. In: Enseñanza de las Ciências Sociales, Barcelona, n.3, p.39-84, 2004. Trad.Fábio L.Iachtechen.

28/9 MONTEIRO, Ana M.F.C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, Londrina, v.9, p.37-62, out/2003.

5/10 NEVES, Joana. Reflexões sobre o ensino de História: discussão de algumas proposições de Jacques Le Goff. História & Ensino, Londrina, v.9, p.157-170, out/2003.

19/10 SCHMIDT, Maria A. e GARCIA, Tânia B. O trabalho histórico na sala de aula. História & Ensino, Londrina, v.9, p.219-238, out/2003.

9/11 RANZI, Serlei M. F. Fontes orais, História e saber escolar. Educar, Curitiba, n.18, p.29-42, 2001.

23/11 GONÇALVES, Nadia G. O arquivo histórico escolar, a Universidade e a Escola: diálogos possíveis. Curitiba, 2006 – Mimeo.

Local: Rua General Carneiro, 460 –Centro – Setor de Educação – Edifício Dom Pedro I – 5º.andar Sala 510

Horário: das 14h00 às 17h00

Fonte: ACS