Governo Federal anuncia criação de universidades, abertura de novos campi e de institutos federais

Em reunião com reitores de todo o Brasil a presidente da república, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (16), a criação de quatro universidades federais e a abertura de 47 campi, além de 208 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O objetivo é que até 2012 sejam implementados 20 campi universitários em oito estados. As novas universidades serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. Estes estados, juntamente com Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Maranhão ganharão também novos campi em universidades já existentes.

Em relação aos institutos federais, prefeitos de 120 municípios assinaram compromisso com o Governo Federal de oferecer terrenos para instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. Estas obras devem ser finalizadas até 2014 e, somadas as 88 que já estão em construção, serão 208 unidades de educação profissional.

A medida consolida a política de interiorização do ensino superior, praticada durante os mandatos do ex-presidente Lula. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, esta expansão busca atender os estados com menos de dez vagas de ensino superior para cada dez mil habitantes

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes