Fundo Acadêmico aprova R$ 42 mil para projetos de pesquisa, ensino e extensão

O Comitê Gestor do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA) aprovou em setembro o investimento de R$ 42 mil em seis projetos de apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão na UFPR. Segundo o professor Paulo de Tarso Chaves, da Coordenadoria de Planejamento Institucional, o valor corresponde a 72% da demanda havida no mês, atendendo os Setores de Ciências Biológicas, Exatas, da Terra e Humanas, Letras e Artes e o Campus de Palotina.

Em Curitiba, serão beneficiados os seguintes projetos: no departamento de Comunicação Social, R$ 8.644,45 para a Agência experimental de publicidade e propaganda; na Pós-Graduação em Química, R$ 7.000,00 para aquisição de acessórios para potencializar o uso do polarímetro digital; na Farmacologia o recurso financeiro de R$ 3.940,00 foi aprovado para aquisição de insumos para assistência técnica e social aos produtores de leite do Alto Ribeira, considerados de Agricultura Familiar. Para otimização dos processos que integram o Mestrado em Filosofia foram aprovados R$ 1.549,00 para apoio a aulas expositivas, seminários, palestras, conferências, mini-cursos e auxílio aos alunos nas qualificações e defesas do Mestrado. O Departamento de Geologia teve aprovados R$ 12.000,00 para melhoria das condições de ensino e pesquisa em microscopia.

No campus Palotina o projeto atendido visa a aquisição de insumos e equipamentos para a implantação de laboratório de águas para estudos da contaminação ambiental por agentes potencialmente patogênicos. O projeto teve recursos aprovados no montante de R$ 8.821,60. A lista de projetos aprovados em 2010, assim como as atas de reuniões do Comitê Gestor e instruções para inscrição de novas demandas podem ser acessadas no site www.proplan.ufpr.br.

Laboratório de pesquisa do grupo de Química
Foto: Leonardo bettinelli

Link(s) relacionado(s):