Funcionários das bibliotecas da UFPR começam a ser treinados para a era digital

A aula inaugural, no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas, contou com a presença da vice-reitora da universidade, Márcia Helena Mendonça, do Pró-Reitor de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto Pereira do Rosário, da Coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Cirlene de Oliveira Pombo Schultz, da Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPR, Lília Maria Bitar Neves e da presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, Sigrid Karin Weiss Dutra, que ministrou uma palestra para os servidores participantes do curso, logo após o encerramento da aula inaugural.

“O objetivo do curso é o desenvolvimento profissional e pessoal do servidor público”, afirmou a coordenadora de desenvolvimento de Recursos Humanos da UFPR, Cirlene de Oliveira Pombo Schultz. “Queremos aumentar a auto-estima de ser servidor”, completa. A chefe da Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas, órgão da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis e que organiza o curso de capacitação em Desenvolvimento Gerencial para Serviços em Bibliotecas Universitárias, Eliane Ferrari, disse que o curso faz parte do Programa de Capacitação 2007 da UFPR. “O servidor que participa do programa, além de progredir como pessoa e como profissional, também terá um aumento salarial”, declara.

Segundo Eliane, este é o décimo curso instalado para os servidores da UFPR desde março deste ano. Além dos funcionários das bibliotecas, o programa também atinge as áreas de serviço social, idiomas, relações humanas, desenvolvimento pessoal, entre outras. “Espero que o trabalho continue contando com o apoio da administração para a seqüência do desenvolvimento do nosso capital humano”, finalizou.

A ERA DIGITAL – A presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, Sigrid Karin Weiss Dutra, parabenizou a iniciativa da UFPR. “Com a revolução digital as bibliotecas precisam se preparar para as novas demandas e iniciativas como essa colaboram nesse sentido”, diz Sigrid, que afirmou também que as bibliotecas devem se preocupar com os novos acervos digitais. “Antes a preocupação das bibliotecas era com o número de livros em suas estantes. Hoje a preocupação deve estar voltada para as possibilidades de acesso”, completou.

Atualmente a UFPR conta com um sistema composto por 18 bibliotecas e com mais de uma centena de funcionários trabalhando nesse sistema. O Curso de Capacitação em Desenvolvimento Gerencial para Serviços em Bibliotecas Universitárias é dividido em dois módulos: módulo 1 e módulo 2. São duas turmas, com 40 vagas cada, para o módulo 1. O servidor que quiser cursar o módulo 2 tem que obrigatoriamente cursar o primeiro.

Mais informações sobre o Curso de Capacitação em Desenvolvimento Gerencial para Serviços em Bibliotecas Universitárias e sobre o Programa de Capacitação de 2007 da UFPR podem ser obtidas na Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas pelo telefone: 3360-4513.

Abertura do curso de capacitação em Sistemas de Bibliotecas
Foto: Edivan Linhares