Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023 é ex-bolsista do PRH 12.1 

O PRH12.1, é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento em Recursos Humanos da Financiadora de Estudos e Projetos e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (FINEP/ANP) cujo Edital foi aberto em dezembro de 2018 e visa disponibilizar recursos para formação de mão de obra especializada em áreas estratégicas (iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante) no setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Na Universidade Federal do Paraná, o Programa de Recursos Humanos da ANP – PRH 12.1  contempla os programas de: Graduação em Engenharia Química e Engenharia Mecânica e Pós-Graduação em Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Geologia e Engenharia de Materiais. Para saber mais sobre o programa, clique aqui

Foto: Arquivo pessoal

Nesta edição, o edital contempla cinco categorias de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), duas categorias de personalidades do setor e uma categoria do PRH/ANP. Isadora  Ferreira Caixeta, foi finalista na categoria PRH – dissertação de Mestrado, sob a orientação do professor Luiz Fernando de Lima Luz Júnior, chefe do departamento de Engenharia Química da UFPR e co-orientação da professora Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger, professora de Mineralogia e Geoquímica do Departamento de Geologia da UFPR e da Dra.  Nathaly Lopes Archilha, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. 

“Foi bastante inesperado já que o programa do PRH/ANP tem pesquisas excelentes espalhadas por todo o Brasil, digo isso porque cheguei a participar e conversar com outros mestrandos na época. Vai ser uma honra receber esse prêmio, vejo como um reconhecimento do esforço de cada um que esteve envolvido nela”, comenta Isadora ao saber da premiação. 

O orientador de Isadora ainda acrescenta que o apoio do PRH 12.1 é fundamental para as pesquisas. “Saber que ficamos entre os 3 melhores dissertação nos trás uma sensação de que valeu muito a pena o esforço para finalizar o trabalho. E saber que o estamos fazendo aqui na UFPR está sendo reconhecido”, pontua Luiz Fernando. 

Isadora e seu orientador. Foto: Arquivo pessoal

O objetivo da pesquisa, cujo tema foi: Application Of Nanoparticles To Enhance Multiphase Flow In Reservoir Rocks, está relacionada com o uso de nanopartículas de sílica como um método de recuperação avançada de petróleo e tem como foco os reservatórios de petróleo que ainda possuem uma porcentagem significativa de óleo a serem recuperados. De acordo com Isadora,  esses métodos convencionais ou atualmente empregados já não são mais viáveis financeiramente para a produção nos poços. A ideia da dissertação veio a partir  de uma pesquisa de verão no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com a Dra. Nathaly Archilha.  “Para mim foi um prazer aprofundar mais no tema, uma vez que a nanotecnologia associada a recuperação de petróleo significa, na minha visão, a união das diversas qualidade de um Engenheiro Químico”, disse. 

Luiz Fernando comenta que conheceu Isadora durante um congresso no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Sirius, Campinas, quando ela havia feito um trabalho de iniciação científica no LNLS.”Gostei muito do trabalho de IC da Isadora e a convidei para vir fazer mestrado sob minha orientação aqui em Curitiba no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Ela aceitou o desafio e veio. Isadora é muito dedicada. Tivemos problemas com a pandemia, uso de equipamentos, mas mesmo assim com muito esforço e criatividade conseguimos concluir o trabalho”, pontuou. 

Anelize Manuela, uma das co-orientadoras, ressalta que o trabalho da Isadora é inovador em todas as áreas. “Ele tem literalmente a junção de várias áreas. E essas parcerias científicas são essenciais pra esses trabalhos  inovadores. Essas áreas que se comunicam, faz com que literalmente a gente tenha coisas diferentes, tudo isso somado ao fato da Isadora ser uma aluna extremamente aplicada”.  Anelize ainda diz: “Ela nunca duvidou que o projeto não ia dar certo”. 

Da esquerda para a direita: Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger, professora do departamento de Geologia da UFPR, Isadora Ferreira Caixeta e Dra. Nathaly Lopes Archilha, pesquisadora do LNLS. Foto: Arquivo pessoal

Durante a pesquisa, tanto Caixeta quanto Lima receberam ajuda de outros laboratórios. “Contamos muito também com o apoio do Instituto LAMIR da UFPR. A professora Anelize nos ajudou muito a entender das rochas carbonáticas e também nos cedeu muito a infraestrutura do LAMIR, ou seja, usamos equipamentos do SIRIUS (Linha MOGNO), do LAMIR da UFPR e do Laboratório de Engenharia de Separações (LES-UFPR) da Engenharia Química”, comenta Lima. 

Crescimento acadêmico 

Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), da UFPR, Isadora inicia mais uma etapa da sua carreira pela UFPR, o de doutoranda em Engenharia Química, mas com ênfase na recuperação de petróleo. “Acredito que há sempre algo a melhorar, em qualquer área, seja pessoal ou profissional e à medida que fui avançando na minha educação superior, busquei a cada ano acrescer minhas qualificações de pesquisa, a UFPR representa esse próximo nível, pela excelência de educação, oportunidades e pesquisa”, conclui. 

A cerimônia de premiação será realizada, no dia 30 de novembro, às 14h30, no auditório do Hotel Hilton, no Rio de Janeiro. 

Para mais informações, acesse:  Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...