Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival Negritude UFPR 2023 segue com atividades previstas durante o mês da Consciência Negra

Evento acontece presencialmente  e promove atrações gratuitas de 07 a 30 de novembro na capital paranaense

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá início ao “Festival Negritude UFPR 2023″, evento que, desde 2015, destaca a importância da cultura negra e promove o debate sobre equidade racial. O evento conta com a participação ativa da comunidade UFPR, de instituições parceiras,  de grupos e coletivos e dos movimentos negros da região.

O tema desta edição  é “Tempo-Oralidades, Sabenças e Aquilombamento”, que busca explorar diversas manifestações culturais afro-brasileiras e africanas. A programação oferecida inclui seminários, oficinas, rodas de conversa, encontros, mostras, lançamento de livro, experiência culinária, apresentações artísticas, workshops, ações de letramento racial e atividades formativas que acontecem ao longo do mês.

A abertura das atividades iniciaram na terça-feira, 7 de novembro, no auditório de Química do Centro Politécnico que foi palco do “I Seminário do Põe na Roda: Construindo Caminhos para Enfrentar Assédio e Violências Contra as Mulheres nas Instituições de Ensino” . O evento teve início às 14 horas, e contou com uma roda de conversa de três horas, seguida por uma oficina com a mesma duração.

Dando continuidade aos trabalhos, foi ministrado uma série de minicursos “contra o colonialismo jurídico”. O seminário intitulado de “Direito e Sa(benças): por uma afroepistemologia de axé” no dia 08 de novembro, às 19h, na Reitoria da UFPR.

O evento faz parte da agenda do Novembro Negro e, é um momento de produção e divulgação de vozes, narrativas e epistemes negras fundamentadas num encontro de ancestralidade e conhecimentos com o propósito de dar visibilidade às perspectivas afrocentradas da justiça. 

E no dia seguinte (9), o MusA abriu as portas para a mostra “Diálogos Interculturais Através da Arte Postal”, mergulhando na diversidade artística unindo intervenções pretas e shows.

Exaltando toda a ancestralidade, no próximo sábado (11/11), a cidade de Curitiba será palco da inspiradora “Marcha do Orgulho Crespo”, um evento que busca promover um espaço inclusivo e de celebração da herança negra através do cabelo crespo. Marcada para iniciar às 09h e se estender até as 22h, a marcha terá como cenário o prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Nos dias 23 e 24, teremos o Palco Negritude no pátio da reitoria com variadas apresentações artísticas de música, poesia e a tradicional Feira de Afroempreendedorismo.

O encerramento do mês será marcado pela exibição do documentário “Pela Porta da Frente: O processo de Implementação de Políticas Afirmativas na UFPR”. O longa é uma produção da antropóloga Judit Gomes da Silva, pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Política do Estado e das Relações de Mercado (NAPER/PPGAA/UFPR) e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). E que teve o apoio e colaboração de diversos estudantes, docentes e ativistas do movimento negro.

Em 2023, o Festival conta com apoio dos seguintes parceiros: Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE).

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros, negras, pardos e pardas são 56% da população brasileira. Apesar do número expressivo, esta faixa da população ainda sofre com a naturalização de ideologias racistas — que promovem a hierarquização de grupos étnicos ao longo da história. E é neste cenário que a Federal do Paraná articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais. Apesar do evento acontecer apenas em novembro, o Festival Negritude UFPR busca se consolidar como uma ação contínua durante todo o ano.

Serviço

Festival Negritude UFPR 2023

De 07 a 30 de novembro

Confira aqui a programação parcial no site.

Siga a SIPAD nas redes sociais: https://www.instagram.com/sipad.ufpr/.

Informações sobre o funcionamento do evento e sobre a pauta, pelo e-mail: negritudeufpr@ufpr.br.

Por SIPAD UFPR

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Projeto de extensão da UFPR é premiado pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social
O Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” composto por professoras da Universidade Federal...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...