Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival de inverno mais uma vez irá movimentar Antonina

Serão oito com oficinas artísticas e espetáculos para todas as idades, neste que é o maior evento de extensão da região sul. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas passem pela cidade durante a semana do Festival.

As oficinas serão uma ótima opção para todos os gostos, como música, teatro, dança, artes plásticas e comunicação. Jovens e adultos, podem se inscrever em oficinas como Criação Cênica, Máscaras Gigantes, Cordel, Áudio Básico, Pedra-Sabão e Estêncil. As crianças terão atividades especificas como em todos os anos, já os professores podem se qualificar em cursos de educação e arte e os profissionais e usuários da APAE também terão oficinas exclusivas.

ESPETÁCULOS

Quem não quiser participar de nenhuma oficina, pode assistir à programação de espetáculos. Durante o Festival de Inverno da UFPR, todos os cantos de Antonina podem se transformar em local de apresentações. Com cerca de cinco espetáculos diários, as ruas, a igreja, o teatro e o grande palco principal abrigam shows de música, dança e teatro nas mais diversas modalidades.

Todos os espetáculos são gratuitos. Apenas para as apresentações no Theatro Municipal haverá necessidade de retirar o ingresso na própria bilheteria a partir das 12 horas, no dia da apresentação, para controle de lotação.
A abertura do Festival, no dia 7 de julho, às 22 horas, será com Denorex 80 e Paulo Miklos. Para encerrar o evento, Kleiton e Kledir sobem ao palco principal de Antonina no dia 14 de julho, às 22 horas.

HISTÓRICO

O Festival de Inverno da UFPR é um programa de extensão criado em 1991 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. É uma atividade única na Região Sul, considerada referência tanto para os profissionais envolvidos com a extensão universitária, a produção artística e o ensino da arte como para não-profissionais interessados em se iniciar no fazer artístico.
Chegando à edição, ininterruptas e sempre na cidade de Antonina, o Festival propicia a abertura de um espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica e produção artístico-cultural. Busca ainda formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em outros ambientes. O programa tem se preocupado com o resgate do universo histórico local, assim como com o artesanato da região litorânea, investindo na melhoria da qualidade do ensino da arte.

INSCRIÇÕES

As inscrições para as oficinas podem ser feitas até o dia 03 de julho em Curitiba, Antonina ou pela Internet, no endereço www.proec.ufpr.br/festival2007. Para as oficinas acima de 15 anos, há uma taxa de R$35,00 e para as de aprimoramento a taxa é de R$55,00.
Em Curitiba, as inscrições devem ser feitas das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min, na Coordenadoria de Cultura, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio Central da UFPR, na Praça Santos Andrade (Travessa Alfredo Bufrem, 140, 3º andar.) Em Antonina, as inscrições devem ser feitas no Theatro Municipal, na Rua Carlos Gomes da Costa, s/nº, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. As oficinas infantis são gratuitas e as inscrições serão feitas apenas em Antonina, a partir das 14h do dia 7 de julho, no Patronato do Idoso de Antonina.

Foto(s) relacionada(s):


oficina do festival de inverno do ano passado
Foto: arquivo ACS

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS