Festival de Inverno da UFPR já aquece o turismo em Antonina

Neste período há um movimento incomum, muitas pessoas transitam pelas ruas durante o dia e a noite, o que nem sempre acontece normalmente na pacata cidade. Todo esse movimento atrai, além dos participantes das diversas oficinas, muitos turistas que aproveitam para conhecer toda a região.

Este ano, o Festival – marcado para o período de 9 e 16 de julho – está sendo tratado, pela primeira vez, como um produto turístico. Além das belezas naturais e da arquitetura luso-brasileira e eclética bem conservada, Antonina vai oferecer mais alguns atrativos para os participantes e também para chamar àqueles que ainda não conhecem a cidade. Entre os atrativos estão: passeios de barco, rafting no Rio Cachoeira e passeios de charrete pelo centro histórico. As informações sobre os passeios poderão ser adquiridas em um posto que será montado no centro da cidade.

Histórico – O Festival de Inverno realizado há 15 anos, em Antonina, é o evento turístico mais importante do litoral. “É melhor que o carnaval pela qualidade da clientela e, além disso, é um período mais longo de lotação”, afirma Eduardo Nascimento, Secretário de Turismo da cidade. Em 2004, o Festival atraiu em seus sete dias cerca de 60 mil pessoas. “Esse foi o público total que participou das oficinas e dos espetáculos”, afirma Lúcia Mion, coordenadora do Festival. A expectativa para este ano é que o público seja o mesmo, pois a cidade, que tem 20 mil habitantes, não tem estrutura para receber muito além disso. “A cidade não comportaria um público maior, infelizmente”, afirma Lúcia.

Hospedagem – Quem ainda não tem um lugar para se hospedar, não precisa se preocupar. Ainda há vagas nos hotéis e pousadas da cidade. Gisele Martins Alves, proprietária do Hotel Monte Castelo, diz que o movimento está um pouco mais fraco do que nos outros anos, mas a expectativa é a mesma de sempre: “esperamos lotação total”. Outros empresários investem para agradar os visitantes. Hamilton Cerqueira Lima, da Pousada dos Peregrinos, fez algumas modificações em seu estabelecimento, melhorou os quartos, cobriu e aqueceu a piscina, tudo isso para que os visitantes sintam-se bem e voltem em outros períodos do ano. “Apesar de estarmos mais longe do centro, o nosso movimento sempre é bom, temos muitas pessoas que vêm para conhecer a cidade e preferem ficar num lugar mais aconchegante”, fala Hamilton.

Além dos hotéis e pousadas de Antonina, a Secretaria de Turismo está firmando uma parceria com os empresários de Morretes, município vizinho, para que forneçam vans para transportar os participantes até Antonina. A Secretaria também está realizando um cadastro de moradores que pretendem alugar casas ou quartos: “isso vai facilitar a procura dos participantes”, conclui Eduardo. Quem quiser mais informações sobre locais para hospedagem pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo de Antonina pelos telefones: (41) 3432-4520 e (41) 3432-0373.

Para atender a todos os visitantes, três vezes o número da população local, a cidade de Antonina dispõe de 25 restaurantes e lanchonetes que oferecem os mais variados serviços. Entre as opções estão o tradicional caranguejo, prato típico da cidade, além do barreado, comida caseira e lanches.

Antonina também conta com 17 locais para hospedagem. São hotéis, pousadas e campings. Os locais variam entre os mais sofisticados, como os hotéis com arquitetura antiga bem conservada, e os mais simples, como os campings, que atraem muitos estudantes na época do Festival pelo preço baixo.

Oficina de bonecos – 2004

Link(s) relacionado(s):