Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival de Inverno: confira a programação desta terça-feira!

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina está a todo vapor, veja a programação desta terça-feira.

Dia 19 – Terça-feira

12h30 – Theatro Municipal


Tato Criação Cênica – “Tropeço”
“Tropeço” quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Classificação: 14 anos

18h30 – Theatro Municipal


Antropofocus – “Histórias Extraordinéditas”
O Antropofocus sempre se dedicou a pesquisar as diferentes formas de comicidade para apresentar seus espetáculos. Em Histórias Extraordinéditas, espetáculo que comemora os 15 anos do grupo, apresenta um depósito abandonado onde escritores precisam dar vida a histórias que foram esquecidas por muitos anos. Um espetáculo diferente a cada apresentação.
Classificação: 12 anos

20h00 – Igreja São Benedito


Mantra Matuto – “Matutos – Além”
O Mantra Matuto busca sonoridades inusitadas através de um repertório composto por temas tradicionais das mais variadas regiões do planeta como Turquia, Bulgária, Grécia e interior do Brasil, aliado a criatividade, improvisação e uma combinação de instrumentos como a Viola Caipira, Viele Medieval, Darbák Egípicio, bateria eletrônica e Ud.

21h00 – Theatro Municipal
Antropofocus – “Histórias Extraordinéditas”
O Antropofocus sempre se dedicou a pesquisar as diferentes formas de comicidade para apresentar seus espetáculos. Em Histórias Extraordinéditas, espetáculo que comemora os 15 anos do grupo, apresenta um depósito abandonado onde escritores precisam dar vida a histórias que foram esquecidas por muitos anos. Um espetáculo diferente a cada apresentação.
Classificação: 12 anos

22h00 – Palco Principal


Cida Airam
A cantora potiguar Cida Airam, radicada em Curitiba, em seu álbum de estreia apresenta uma pisada forte com um jeito singular de interpretar as canções. A cantora mistura os ritmos tradicionais nordestinos com compositores de outras regiões do Brasil, criando o hibridismo cultural em uma sonoridade única. Ritmos como: ciranda, brega, carimbó, baião e coco de roda estão presentes em sua música. Alguém aí vai ficar parado?

 

Atividades paralelas

Mostra 20 anos Palavração – Companhia de Teatro Palavração UFPR

A exposição MOSTRA 20 ANOS apresenta um pouco de toda a trajetória da PalavrAção em imagens, palavras e ações. Faz parte do projeto de pesquisa “Histórias de Travessias” que fará o registro de acervo e memória da companhia em seus 20 anos, resultando em diversos materiais: livro, editoriais, instalações e mostra de trabalhos.

Dia: 17 a 23/07/2016 – 10h às 17h
Local: Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina – Rua Heitor Soares Gomes, s/nº – Centro

Rodolfo Reichmann Trio

Dodo Reichmann tem larga experiência na área musical, com ênfase no Jazz, Bossa-Nova, Rock, Blues e Erudito. Possui CDs gravados com clássicos dos estilos citados mesclados com músicas autorais. Viveu 8 anos de na Europa e 1 ano em Nova York. Toca piano, violão e harmônica, além de fazer arranjos e vocais. Já se apresentou ao lado de diversos artistas como Jorge Ben Jor e Victor Assis Brasil.
TEMA: RODOLFO REICHMAN TRIO
Dia: 19/07/2016
Hora: 20
Local: Hotel Camboa

Coletivo mãos urbanas – intervenção urbana em crochê

A intervenção urbana em crochê é uma atividade realizada nos espaços públicos da cidade, por meio da instalação de peças feitas manualmente por mullheres voluntárias que integram o Coletivo Mãos Urbanas.

Duração: 16 a 23 de julho/16
Local:
Teatro Municipal de Antonina
Coreto da Praça Coronel Macedo

A praça de todos nós

O GEPLEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade, grupo idealizado há mais de 10 anos pela Professora Dra. Simone Rechia, busca refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano. Sendo assim, nosso objetivo no Festival de Antonina é promover um planejamento dentro da perspectiva crítica do lazer-educação, que contemple uma prática do lazer de forma reflexiva, criativa, lúdica e transformadora, mas também uma melhor capacitação formação dos futuros professores de educação física, possibilitando a reflexão de suas próprias ações e a oportunidade para vislumbrarem novas formas de intervenções. Nesse sentido, temos como tema gerador: “O ambiente do brincar e o direito da escolha”, sendo traduzido nos seguintes subtemas: espaSOM; espaço aventura; espaço brincadeiras de ontem, hoje e sempre; espaço criatividade e espaço cultura corporal.

Duração: 18 a 23 de julho/16
Local: Praça Coronel Macedo
Cronograma de Atividades: 18/07 a 23/07 – 14h às 17h

Exposição e atividades: “Impressões do Acervo: A coleção de gravuras do MUSA”

As gravuras do acervo do MUSA são obras adquiridas pela UFPR em importantes edições de salões paranaenses ou doadas por artistas e/ou familiares e que atualmente fazem parte do acervo do museu. A exposição quer dar visibilidade a sua coleção e contextualizar a arte e técnica da gravura, fazendo um panorama desde o início das artes gráficas no Paraná até movimentos importantes como os clubes de gravura e a I Mostra da Gravura de Curitiba de 1978.

Duração: 18 a 22 de julho/16 – 10h às 17h
Local: Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina – Rua Heitor Soares Gomes, s/nº – Centro
Vagas para Oficinas: 10 – Inscrições no local (de 18 a 22/07/16)

Cronograma de Atividades:

18/07 a 22/07 – 10h às 17h – Inscrições para oficina de gravura para crianças – 10 vagas (inscrições no local)
18/07- 10h às 17h – Exposição
19/07- 10h às 17h – Exposição e 15h – Visita Mediada
20/07- 10h às 17h – Exposição
21/07- 10h às 17h – Exposição e 15h – Visita Mediada
22/07- 10h às 17h – Exposição e 15h – Exibição de Documentário sobre Iberê Camargo
23/07- 10h às 17h – Exposição e 15h – Oficina de gravura para crianças

Roda de mulheres: uma vivência-ação.

O maior desafio que enfrentamos hoje é acreditarmos que as ferramentas para a construção de uma vida e de um lugar melhor estão disponíveis para todos, e aqui e agora. Seremos mulheres reunidas em um círculo em torno do fogo, dispostas a cocriarmos um espaço de confiança, catarse e transmutação. Nossa aventura começará com a busca da menina que cada uma guarda dentro de si. E, com essas meninas, resgataremos os sonhos e desejos que fomos deixando pelo caminho. Reconectando, re-conhecendo, encontramos nossas potencialidades, nossa conexão e também o amor e o apoio de nossas ancestrais.

Palestrantes:
Andréa Berriel é arquiteta, professora universitária, artista, escritora, mãe e bruxa;
Audrey Farah é escritora, taróloga, editora, mãe, artista e alquimista;
Patrícia Maciel é arquiteta, artista, professora de yoga, amiga, filha e feiticeira.
As três acreditam que toda mulher precisa de um espaço para viver sua arte, seus mistérios, suas tristezas e alegrias. E que esse espaço pode ser construído coletivamente, em rodas de mulheres.
Dia: 18 e 19/07/2016 – 19h às 22h
Local: Ademadan
Público Alvo: Mulheres acima de 18 anos

 

Transporte

Você é estudante ou servidor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), quer ir para o 26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina mas não sabe como? Seus problemas acabaram!

Do dia 17 a 23 de julho, haverá transporte GRATUITO de ida e volta! Você só precisa apresentar sua carteirinha ou crachá na entrada do ônibus. Mas não esqueça: é sempre importante chegar um pouco antes pra garantir seu lugar!

Confira os locais e horários de embarque:

Ida (saída de Curitiba)

Local de embarque: em frente ao Teatro Guaíra
Data: diariamente, do dia 17 a 23 de julho
Horário: 13h

Retorno (saída de Antonina)

Local de embarque: em frente à Praça Coronel Macedo
Data: diariamente, do dia 17 a 23 de julho
Horário: 23h30 (após encerramento do show do Palco Principal)