Festa marca 90 anos do curso de Agronomia da UFPR

O início do evento está marcado para as 17h30, numa tenda montada na área externa do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1.540, bairro Juvevê, em Curitiba.

Após a abertura, será celebrado um culto ecumênico. Em seguida, algumas pessoas receberão homenagens, e será exibido um vídeo de oito minutos sobre o curso.

Haverá ainda uma exposição de fotografias, além de uma apresentação do coral da Associação Atlética Banco do Brasil. Entre os objetivos da comemoração está o resgate da história do curso e a demonstração da importância do engenheiro agrônomo.

Criado em abril de 1918 com o nome de ‘Escola Agronômica do Paraná’, o curso de Agronomia é um dos mais antigos da UFPR.

Atual coordenador do curso, o professor Luiz Lucchesi explica que as comemorações ocorrem esta semana porque o Dia do Engenheiro Agrônomo foi comemorado no último domingo (12/10). A profissão foi regulamentada nesta data em 1933, através de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

‘Além de festejar a data, queremos propor uma reflexão sobre a importância que tem o curso de Agronomia dentro da economia e da sustentabilidade ambiental’, afirma Lucchesi.

O público estimado é de mil pessoas, entre ex-alunos, professores, estudantes e profissionais da área. Mais informações podem ser obtidas através do endereço www.ufpr90anosagronomia.v20.com.br.

Alunos do curso de Agronomia da UFPR, durante aula de campo
Foto: Arquivo

Fonte: Fernando César Oliveira