Férias, período de reformas na UFPR

O RU Central foi incluído na relação das unidades que vão passar por uma revitalização completa. As obras começaram nos primeiros dias de janeiro e a previsão é de que a sala de refeições esteja concluída até março, quando reiniciam as aulas. Já a conclusão da cozinha vai demorar pelo menos mais três meses, segundo o pró-reitor de Administração Paulo Kruger. Mas os estudantes não vão ficar sem refeições porque a alimentação será fornecida por uma empresa terceirizada durante o período em que durarem as obras.

Com investimento de R$ 600 mil, será a reforma mais completa já feita até hoje no RU Central. Sistemas elétrico e hidráulico, pisos, azulejos, tudo está sendo trocado. Na cozinha serão comprados fogões, pias e balcões novos, explica o diretor dos restaurantes universitários, Lineu Dal Lago. O RU Central serve, em média, 1.300 refeições no almoço e 550 no jantar.

12º ANDAR DO D. PEDRO I. Outra obra importante neste começo de 2010 é a reforma do 12º andar do Edifício Dom Pedro I, espaço de aulas práticas do curso de Design. Os operários trabalharão no local ainda por mais uns seis meses, porque há muito por fazer, de acordo com o pró-reitor. Tudo o que há nos 267 metros está sendo demolido e depois haverá uma readequação completa para atender as necessidades dos estudantes que terão laboratórios modernos. O custo dessa reforma será de R$ 350 mil.

Outra reforma em andamento está sendo feita nos 5º e 6º andares do Setor de Ciências da Saúde, na Rua Padre Camargo. Trata-se de uma área didática que passa por melhorias.

CONCLUSÃO – O início do ano letivo será com mais conforto para algumas unidades por causa da conclusão de construções. É o caso do Setor de Ciências Sociais Aplicadas que vai ganhar um novo prédio, o bloco didático, com dezenas de salas de aulas. Também o Centro de Convivência do Setor será entregue por volta do mês de março. No Setor de Ciências Agrárias, foi retomada a obra do bloco didático, que ficou quatro meses paralisada porque a empresa vencedora da licitação faliu. Um novo processo foi realizado pela UFPR para contratar outra construtora que agora está reiniciando a construção.

Foto: PRA

Vista de fora do espaço que será reformado

Fonte: Maria de Lurdes W.Pereira