FDA propicia melhor estrutura para o Laboratório de Filosofia

O Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA) aprovou apoio financeiro para propiciar uma melhor estrutura para o Laboratório de Filosofia. Adequadamente equipada, a unidade tem um forte potencial para se tornar um importante vetor da melhoria dos cursos de graduação e de pós-graduação da área.

O Laboratório de Filosofia é utilizado para as sessões de trabalho das Oficinas de Tradução (OTs) e para uma extensa gama de outras atividades discentes (estudantes de graduação e de pós-graduação utilizam o Laboratório para realização de tarefas escolares, pesquisas e estudos diversos). Ocupando uma sala de 80 metros quadrados, localizada no sétimo andar do Edifício Pedro II, até hoje não havia recebido recursos para a estruturação e manutenção. Os recursos aprovados agora, de R$ 14.143,00, serão utilizados para substituir velhos teclados, projetores, monitores, dicionários eletrônicos e parte do mobiliário como mesas e cadeiras.

As Oficinas de Tradução iniciaram no ano passado com a produção de edições de textos clássicos do pensamento filosófico adaptados ao ensino médio. Visam contribuir para preencher a lacuna no material didático destinado às aulas de filosofia nesse segmento escolar. Mais do que a produção do material, o Laboratório é fundamental também para propiciar a diversificação da formação dos futuros professores de filosofia, que seriam também estimulados a desenvolver habilidades para a confecção dos seus próprios materiais didáticos, e a trabalharem com competência com os materiais em sala de aula. A motivação original para a criação das OTs foi a prova de Filosofia no vestibular da UFPR, que, desde a sua inclusão a partir de 2006, tem o seu programa baseado em textos filosóficos clássicos.

A iniciativa foi agora integrada ao subprojeto do curso de Filosofia no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), mantido pelo Departamento de Educação Básica da Capes. O Pibid/UFPR destinará 23 bolsas para estudantes de licenciatura do curso de Filosofia. Um plano de trabalho de todos os 17 novos bolsistas do programa de bolsas de pós-graduação do Reuni destinados ao PPG de Filosofia será desenvolvido em conjunto com as OTs. Serão, portanto, 40 novos bolsistas de graduação e pós-graduação que passarão a atuar conjuntamente nas OTs. Novos grupos deverão ser formados (além dos dois atuais, projeta-se grupos de tradução de textos em alemão e em latim) e um número maior de textos poderão ser produzidos num espaço mais curto de tempo.

Fonte: Leticia Hoshiguti