Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fazenda do Canguiri, o coração do Setor de Ciências Agrárias

Vista geral da fazenda (fotos Marcos Solivan)

Se o Setor de Ciências Agrárias da UFPR tem um coração, ele é o Centro de Ensino Aplicado em Ciências Agrárias ou, como é mais conhecido, a Fazenda do Canguiri, localizada no município de Pinhais. Ali funcionam Núcleos temáticos, coordenados por professores do Setor de Ciências Agrárias e englobando as áreas de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, EngenhariaFlorestal e Engenharia Industrial Madeireira. São cerca de três mil estudantes que frequentam o local para aulas práticas e pesquisas na graduação e pós-graduação. Além disso, a unidade realiza atendimentos à comunidade externa, proporcionando visitas para agricultores e estudantes, que no ano passado somaram quase mil pessoas.
Professora Alda Monteiro

Segundo a professora Alda Monteiro , diretora da unidade, nos últimos anos o ritmo de trabalho na Fazenda aumentou. Isso porque houve uma mudança na forma de organização da Fazenda, com a formação dos núcleos temáticos coordenados pelos professores e incentivo a novos projetos de pesquisa. Porém, o local exige manutenção constante e trabalhosa, afinal, a área ocupa 159 alqueires. São 16 km de estradas internas, criações de ovinos com 150 animais, bovinos com 120 animais e ainda a produção de aves, coelhos e recentemente, a retomada dos projetos com suínos. As áreas agrícolas incluem horta orgânica, setores de fruticultura, floricultura e o cultivo do milho para produção de silagem, que alimenta os animais, e mais as áreas de pastagem em geral, entre outras atividades importantes para o ensino nas Ciências Agrárias. Tudo isso com um orçamento enxuto. “Conseguimos movimentar muito mais verba através de projetos dos Núcleos Temáticos, agências financiadoras de pesquisa, e com o importante apoio institucional. No ano passado, os recursos chegaram a R$ 700 mil, sem contar as obras de manutenção”, explica a professora Alda.

Alunos colocam ensino na prática na criação de ovinos

O Centro de Ensino abriga uma área em convênio com a empresa New Holland, onde funciona um centro de treinamento e cursos de operações de máquinas agrícolas da empresa. Parcerias com outras empresas permitem também o desenvolvimento de atividades de pesquisa no local. Por ser uma área de preservação ambiental (APA) não é possível utilizar defensivos químicos na fazenda. Apesar se ser um limitador para algumas pesquisas, por outro lado o fato estimula os estudos com orgânicos e os sistemas integrados de produção vegetal e animal, algumas das tendências mundiais na área de alimentação. Além da Fazenda do Canguiri, a UFPR possui centros de ensino e pesquisa em unidades rurais semelhantes em Castro, Rio Negro, São João do Triunfo, Paranavaí e Bandeirantes. São locais que permitem o estudo prático e contribuem ativamente para a qualidade do ensino e pesquisa realizados na instituição.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...