FAFGRAD reúne mais de três mil alunos e 260 professores na UFPR Litoral

Durante toda a terça-feira, 3 de outubro, o Ginásio de Esportes do SESC Caiobá e as instalações da UFPR Litoral serviram de palco para várias atividades – entre oficinas, apresentações de trabalhos, teatros e mesas-redondas – destinadas a apresentar o trabalho da graduação da universidade e ainda oferecer novas alternativas para a atuação dos professores da comunidade nas salas de aula do litoral, integrando os ensinos fundamental e de graduação.

“As crianças do litoral não costumam ter em sua expectativa de vida a presença da universidade”, explicou a pró-reitora de Graduação da UFPR Rosana de Albuquerque Sá Brito. “O projeto da UFPR Litoral é o de transformar o litoral paranaense nos próximos 30 anos e isso só é possível se envolvermos no processo desde a escola fundamental até a graduação. As quase três mil crianças que estão aqui hoje podem ser nossos alunos de amanhã.”

Além do município escolhido, outra novidade deste ano foi a participação da Escola Técnica de forma mais intensa. Sempre presente com o curso de Artes Cênicas, nesse ano ela compareceu com boa parte dos demais cursos, em várias atividades com alunos e professores locais e também com a apresentação teatral de abertura que abordou o tema da linguagem universal. “Viemos mostrar aos alunos das séries iniciais algumas das profissões e despertá-los para a existência de um espaço público de formação. Também estamos aproveitando o encontro para estabelecermos as metas de um programa de inclusão digital social aqui no litoral já para o próximo ano”, disse o diretor da ET Alípio Santos Leal Neto.

Distribuídos em todos os espaços do fórum, quase três mil crianças e 260 professores da região passaram o dia aprendendo a aprender e aprendendo a ensinar. Foi possível visitar desde salas representando cada parte do funcionamento do corpo humano – nas quais os alunos de Fisioterapia da UFPR Litoral usaram recursos mais que criativos nas apresentações; até passar algumas horas no Clube de Xadrez nas Escolas testando as táticas mais diversas e aprendendo a desenvolver o raciocínio; além de escovar os dentes no Ônibus da Odonto, ouvir o que os contadores de histórias tinham a revelar; participar de experiências da Química sobre a chuva ácida e muito, muito mais.

Participaram da organização do FAFGRAD pelo menos 200 integrantes da UFPR, UFPR Litoral e Escola Técnica. Um número que dá uma idéia do que é fórum – além do número de participantes da comunidade – é o de atendimentos. Só no Ônibus da Odonto, a cada hora passavam 50 crianças.

FUNPAR TAMBÉM PRESENTE – A Fundação da UFPR também marcou presença no V FAFGRAD em Matinhos com o AMO – Ambulatório Móvel de Oftalmologia, que não fez atendimentos no local, mas explicou como o serviço voluntário funciona. A van vai em busca de pacientes de baixa renda, atendendo principalmente idosos – com medicações e óculos – em asilos, centro de saúde e outras instituições numa média de 90 atendimentos/dia.

SOBRE O FAFGRAD – A edição do ano passado do FAFGRAD foi realizada no Vale do Ribeira, em Tunas do Paraná, com várias palestras principalmente para os professores, e também em Curitiba – numa segunda etapa – onde foram apresentados 35 painéis de estudantes de diversas áreas, avaliados por uma banca de professores. Os integrantes do Grupo Afroatitude apresentaram a “Oficina de Sexo Seguro”. Outro trabalho, elaborado pelos alunos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, abordou a questão da ludicidade – na forma de contos – para o cuidado dos pacientes da oncologia pediátrica.

Neste ano, o fórum abordou ainda: o uso de softwares livres; espaços de sociabilidade nas escolas de Curitiba; atividades para idosos e portadores de necessidades especiais; conservação da água; gripe aviária; uso de álcool; agoecologia; a temática indígena na sala de aula; entre tantos outros.

Atividades do FAFGRAD

FAFGRAD foi realizado na UFPR Litoral
Foto: Isabel Liviski

Alunos da rede pública participaram