Exposição sobre universidades da Alemanha será realizada no próximo dia 2 na UFPR

De 29 de março a 4 de abril, São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba – por meio da Universidade Federal do Paraná – sediarão vários eventos expositores com a participação de representantes de universidades alemãs. Quem pensa em estudar ou pesquisar naquele país poderá obter informações diretamente com as instituições de interesse. A ocasião será igualmente excelente para pesquisadores e coordenadores de cursos das IES brasileiras interessados em cooperações com instituições alemãs.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – Na UFPR, a organização é da Assessoria de Relações Internacionais. A turnê Alemanha 2008 será liderada pelo membro do Conselho Diretor do DAAD, Dr. Johann W Gerlach, ex-reitor da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, e co-reitor da Universidade de Astana, uma iniciativa binacional do Cazaquistão e da Alemanha.

O encontro será realizado no dia 2 de abril, das 16h às 20 horas, no campus Jardim Botânico – Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Rua Lothário Meissner, 632. A entrada será gratuita.

‘O fato da Universidade Federal do Paraná ter sido escolhida pelo DAAD para sediar este importante evento representa o reconhecimento da importância da nossa cooperação e intercâmbio com as universidades daquele país’, comenta o professor Antonio Carlos Gondim, assessor de Relações Internacionais da UFPR.’Este evento vai possibilitar não só ampliar o intercâmbio de estudantes, mas a cooperação científico-tecnológica e a interação cultural das universidades paranaenses com o mundo acadêmico alemão. É bom lembrar que o acesso aos estandes da feira e às palestras é livre.’

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil estudantes, docentes e pesquisadores, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente.

Em cada uma das cidades anfitriãs, haverá uma feira com estandes informativos e palestras. Serão elas: Goethe-Institut São Paulo, UCS –Universidade de Caxias do Sul e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná e de Santa Catarina (UFSC).

EXPOSITORES – Entre os expositores da feira estão a TU 9 (associação de nove universidades técnicas: Munique, Dresden, Aachen, Berlin, Braunschweig, Darmstadt, Hannover, Karlsruhe e Stuttgart); TU Munique; Centro de Pesquisa de Jülich; Universidade de Colônia (a maior da Alemanha); Universidade de Kaiserslautern; Universidade de Leipzig; Universidade de Stuttgart; Universidade de Ciências Aplicadas de Furtwangen; Baden-Württemberg International; FaDaF – Associação de Alemão como Língua Estrangeira; DAAD; Goethe-Institut; Consulado Geral da Alemanha e CampusFrance.

INFORMAÇÕES – Mais informações sobre a exposição na UFPR podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais com o professor Antonio Carlos Gondim. O telefone de contato é o 3360-5343. O site do DAAD com todos os detalhes é o www.DAAD.org.br.

SERVIÇOS:

Feira e palestras das universidades alemãs na UFPR

Local – Campus Jardim Botânico – Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Data – 2 de abril

Horário – 16h às 20 horas

Informações – 3360-5343 e www.daad.org.br

Professor Gondim apresenta o cartaz do evento.
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):