Exposição sobre fotos de pessoas negras fica até sexta na Reitoria

A mostra é formada por fotografias de pessoas negras e anônimas que na visão dos estudantes merecem ser chamadas de personalidades mesmo já tendo morrido. Destaques como Juliano Moreira, formado em Medicina aos 18 anos e fundador da disciplina de Psiquiatria no Brasil; João Cândido Felisberto, 1880 – 1969, conhecido como “O Almirante Negro”, líder gaúcho representante da luta pela igualdade dentro dos navios; Anastácia, a escrava de olhos azuis e máscara de ferro, cultuada no Brasil como santa e heroína.
Fazem parte dos 30 painéis ainda a história de Afonso Henriques de Lima Barreto, 1881-1922, um dos mais importantes escritores brasileiros que deixou vários romances, contos, crônicas, memórias e sátiras, registrados nos títulos “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, o “Triste fim de Policarpo Quaresma”, “Histórias e Sonhos” e demais obras. Já a escritora negra Carolina de Jesus revelou a importância do testemunho como meio de denúncia sóciopolítica.
“É a visão dos adolescentes sobre o valor desses negros e seus legados”, destacou também a coordenadora da mostra, professora Giomar Martins. Destacou ainda que o empenho dos alunos da ET para realizar a exposição representa também a luta empreendida pela UFPR em prol da eliminação das desigualdades social e racial.

Foto de Grande Otelo integra a exposição
Foto: Isabel Liviski