Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exposição Retratos do Brasil faz uma retrospectiva fotográfica de fatos marcantes nas últimas décadas

Foto: Divulgação

A exposição Retratos do Brasil traz imagens captadas por fotojornalistas retratando o Brasil em diversos aspectos: cultural, social, econômico, urbano, rural. A proposta é apresentar as diversas facetas da cultura e da sociedade brasileiras por meio das lentes fotográficas jornalísticas. A exposição está aberta à visitação até o dia 31 de março no pátio interno do prédio de Ciências Sociais Aplicadas , Campus Botânico.

A partir do desenvolvimento tecnológico da arte fotográfica, percebe-se como ela passou a fazer parte das nossas vidas, incluindo a criação do cinema e os incansáveis registros de pessoas, objetos, locais, desenvolvimento científico e acontecimentos, em diferentes mídias.

Na comunicação, as fotografias jornalísticas, que inicialmente traziam o intuito de ilustrar reportagens, ampliaram seu espaço na sociedade com a popularização das câmeras fotográficas e junto às mídias impressas, especialmente os jornais e periódicos, traduzindo opiniões e denunciando escândalos e tragédias. A fotografia sobreviveu à era digital e à revolução da comunicação, estando presente e sendo parte importante da internet.

Além da sua função primordial de registro, a fotografia é usada de diversas formas pelo ser humano; entretenimento, propaganda e arte, especialmente nos dias atuais, onde a popularização de câmeras e smartphones levou a fotografia para perto das pessoas. O ato de fazer uma foto é tão fácil hoje como qualquer atividade simples.

A exposição Retratos do Brasil, realizada pelo Ministério da Cultura – Lei Rouanet e produzida pela Quattro Projetos, apresenta imagens feitas por fotojornalismo, mostrando ao visitante uma nova forma de ver a fotografia, não apenas por seu lado informativo e ilustrativo, mas também, e principalmente, por seu olhar artístico sobre a realidade brasileira.

A pesquisa buscou imagens que expressam notícias sobre fatos reais e marcantes, ocorridos no Brasil entre a década de 1960 até o final de 2017, e representativos na história.  Além disso, esses fatos foram retratados por lentes fotojornalísticas e ilustraram reportagens em veículos de mídia impressa ou virtual. Cada década foi dividida em eixos temáticos: cultura/esporte, política, economia e sociedade.

A curadoria optou por buscar alguns dos eventos mais relevantes e com imagens disponíveis que compõem a memória do Brasil. “Acreditamos ter alcançado este resultado, resumindo os acontecimentos das últimas décadas através destas imagens interessantes e impactantes”, diz a curadora, Jesiane Fernandes. 

Exposição: Retratos do Brasil 

Período: 18 a 31 de março de 2019

Horário: 7h às 22h

Local: Pátio interno do prédio de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Botânico

Endereço: Av Prefeito Lothário Meissner, 632, Curitiba – Paraná

Entrada Franca

Sugestões

Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...