Exposição “Cores do Xingu” está em cartaz no MAE em Paranaguá

Exposição de fotos apresenta hábitos e cultura do Xingu - Foto: Divulgação

Imagens de rituais indígenas, danças e do artesanato da comunidade do Parque Indígena do Xingu podem ser vistas na mostra “Cores do Xingu”, em cartaz até novembro no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá. Fruto de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã-SP, o objetivo da exposição é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque da região do Xingu, reserva situada ao norte de Mato Grosso, que abarca uma população de cerca de 5.500 índios de quatorze etnias diferentes. Busca-se assim promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil por meio de fotografias dos povos xinguanos e as peças de acervo do MAE.

A mostra é composta por painéis fotográficos e instalações em voil, com imagens feitas pela fotógrafa Bárbara Avelino e curadoria de Diná Jobst. Junto a esse material, serão expostas diversas peças xinguanas do acervo do MAE, sob curadoria da professora Laura Pérez Gil, relacionadas com os quatro rituais que são objeto da exposição. As imagens, os textos e os objetos expostos oferecem um panorama sobre a vida ritual entre os povos do Alto Xingu, com um importante valor documental no que diz respeito da sociabilidade indígena e de grande apelo estético pela beleza de ornamentos, pintura corporal, música e danças.

A exposição “Cores do Xingu” é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em Tupã-SP. A exposição agora acontece em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O MAE é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná, inaugurado em 1963, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. O museu fica aberto de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Serviço:
“Exposição Cores do Xingu – Babi Avelino”

Data: de 05 de julho a novembro de 2013
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR