Evento de extensão na UFPR aborda a educação e os movimentos sociais do campo

Os problemas e perspectivas do campesinato brasileiro bem como as matrizes pedagógicas da educação no campo serão alguns dos temas abordados em um evento de extensão na Universidade Federal do Paraná – no próximo dia 26 de março, a partir das 14 horas no Setor de Educação – intitulado “O Protagonismo dos Movimentos Sociais na Educação do Campo”.

Uma promoção do Curso de Especialização em Educação do Campo – resultado da parceria entre o Setor de Educação da UFPR, Instituto de Colonização e Reforma Agrária, prefeituras municipais de Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Candói, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul e a Articulação Paranaense Por uma Educação no Campo – o evento já tem confirmadas as presenças do professor Lindomar Boneti da PUCPR e Altacir Bunge da Via Campesina que falarão sobre “O campesinato brasileiro: problemáticas e perspectivas” e do professor Miguel Arroyo da UFGM que abordará “As matrizes pedagógicas da educação do campo na perspectiva da luta de classe”.

A programação prossegue até as 19h30min contando ainda com o lançamento das produções da Educação do Campo e uma mesa-redonda sobre “Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo” com representantes do MST, MAB, Assesoar, CPT e prefeituras municipais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-5148, no DEPLAE – Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR, Curso de Especialização em Educação do Campo, com a coordenadora do curso Sonia Fátima Schwendler. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico pos.educampo@ufpr.br. O DEPLAE fica no Edifício Dom Pedro I, sala 504, Reitoria da UFPR, Rua General Carneiro 460, Centro. O evento de extensão será realizado no Anfiteatro 100.

Fonte: Vivian de Albuquerque