Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudos sobre função pública são tema de seminário promovido pela Progepe

Acontece nesta terça-feira (7), o Seminário Estudos Sobre Função Pública promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O seminário busca discutir as dificuldades relacionadas à formação de uma ciência da Administração Pública e a conveniência de debater e estruturar um modelo de gestão com foco nas necessidades da sociedade e na clara definição de seus valores, métodos e posturas.

A intenção é sensibilizar o público, composto por servidores públicos, em relação à importância de se sentirem partes responsáveis pelo importante corpo que é o Estado brasileiro e promover a reflexão acerca de alternativas mais modernas e consistentes para o eficaz funcionamento da estrutura estatal.

Durante a abertura do evento, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância do avanço da ciência e tecnologia no País. “As universidades têm a função de instrumentalizar a ciência e a tecnologia. O aprofundamento da ciência da Administração Pública é fundamental, precisamos aprender e refletir sobre a gestão pública”.

A diretora regional da ESAF, Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, lembrou que a parceria entre a instituição e a universidade se consolidou em 2016 e, desde então, já resultou em mais de 900 capacitações. Segundo ela, é essencial buscar a qualificação dos servidores.

Foto: Marcos Solivan / SUCOM

O seminário tem três palestras em sua programação. Pela manhã, o professor José Henrique de Faria falou sobre a visão histórica e social do Estado e da função pública. Às 13h30 é a vez do juiz da 13º Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Luis Manuel Fonseca Pires, comentar sobre a visão jurídico-filosófica da função pública. A professora da UFPR Liana Maria da Frota Carleial ministra, às 15h, a palestra intitulada “Um pensamento deliberativo na Administração Pública”.

Reitor da UFPR na gestão 1994 a 1998, Faria abriu o seminário abordando a forma como o Estado se constituiu e como se constituiu a função pública dentro dele. O objetivo foi diferenciar o Estado da gestão do Estado para refletir acerca da nossa responsabilidade perante aquele. “O poder público não é o Estado, é uma parte dele. A responsabilidade do poder público para com o Estado é muito maior do que apenas uma função pública, é a responsabilidade de representação dos interesses da sociedade que o constitui”, disse.

As palestras acontecem no auditório da Progepe, que está localizado na Rua Doutor Faivre, 590.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...