Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de escola pública mais bem classificados no Vestibular da UFPR receberão o prêmio “Flávio Prestes”

O prêmio leva o nome de Flávio Prestes, in memorian. Fotos: arquivo pessoal.

Três candidatos que estudaram exclusivamente em escola pública e tiveram os melhores desempenhos no Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná, sem preparação em curso pré-vestibular, receberão o prêmio “Flávio Prestes”. A iniciativa é do Rotary Club de Curitiba Leste – Distrito 4730.

A proposta partiu de Flávio Prestes Filho em homenagem ao pai Flávio Prestes, in memorian, e como forma de retribuição pela formação de quatro gerações da família na UFPR. O primeiro a frequentar a instituição foi o avô, desembargador João Isidoro Brzezinski, formado em Direito no ano de 1929. Flávio Prestes – que dá nome ao prêmio – graduou-se também em Direito no ano de 1955. Vinte anos mais tarde, Flávio Prestes Filho formou-se em Engenharia Civil e, em 1999, sua filha Priscila Prestes concluiu a Faculdade de Direito da UFPR.

“A educação proporcionada pela Universidade Federal do Paraná solidificou em nossa família o desejo de fazer o melhor e sempre com ética”, conta Flávio Filho. “A UFPR é a instituição mais desejada pelos estudantes paranaenses, pois são milhares de candidatos e poucos conseguem a aprovação no vestibular”.

O avô de Flávio Prestes Filho, João Isidoro Brzezinski, formou-se em Direito no ano de 1929. Apenas oito alunos da turma concluíram a graduação.

A neta do homenageado, Priscila Prestes, relata a importância da formação na UFPR. “Tanto na parte técnica, como pessoalmente, a formação me deu as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho e atuar na profissão que escolhi”, afirma. “Tenho muito orgulho de ser a quarta geração da família a se formar pela instituição. Sempre acreditei na excelência acadêmica da Universidade Federal e ingressar na instituição foi a realização de um sonho”.

O prêmio foi inspirado em iniciativas semelhantes existentes em outros países. “Nos Estados Unidos, por exemplo, existe essa dedicação a universidades por parte de pessoas que desejam colaborar com os estudantes”, diz Flávio. “Meu filho recebe bolsa de doutorado, destinada aos melhores estudantes da Universidade Andrews, em Michigan”.

A premiação do Rotary para aprovados na UFPR será em dólar e prevê o pagamento de $ 1.100 para o primeiro colocado, $ 500 para o segundo e o valor de $ 300 para o terceiro lugar, conforme os critérios do estabelecidos.

“Uma premiação como esta serve de estímulo para aqueles que realmente se dedicam. Meu avô sempre acreditou que a educação é o melhor caminho para se ter uma sociedade mais justa, mais igualitária. Por essa razão apoiou projetos sociais nessa área, como o Centro de Educação João Paulo II, em Piraquara, do qual foi um dos fundadores. Sinto muito orgulho deste prêmio ser dado em homenagem a ele”, conclui Priscila.

Em breve, o nome dos premiados será divulgado. O Rotary pretende manter a premiação “Flávio Prestes” nos próximos anos.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...