Estudantes de Engenharia Civil criam startup que promove economia colaborativa na construção

Uma startup criada por quatro estudantes do último ano de Engenharia Civil da UFPR, com o apoio da Agência de Inovação da universidade,  está entre os 31 projetos selecionados pelo Academic Working Capital (AWC), uma iniciativa do Instituto TIM que visa apoiar novos negócios de base tecnológica. Trata-se de uma plataforma de internet voltada para a locação de aparatos pesados para o ramo da construção, seguindo os princípios da economia colaborativa.

Batizada de Colloc  (www.colloc.com.br), a startup foi criada pelos estudantes Guilherme Pereira, Vitor Lopata Leineker, Régis Fernando Lima Santana e João Victor Longen, para intermediar negócios entre empresas proprietárias de equipamentos e outras que não dispõem de maquinário próprio. Para as primeiras, a locação é uma forma de reduzir a ociosidade das máquinas e obter uma nova fonte de receita. Para quem aluga, a Colloc se propõe a reduzir o tempo despendido na busca e fechamento de contratos de locação, além da vantagem de reunir uma variedade de equipamentos num só lugar. Dessa maneira, a plataforma promove a economia compartilhada, a economia de recursos e a sustentabilidade.

Os estudantes de Engenharia Civil afirmam que é preciso ter disciplina e planejamento para tornar a marca reconhecida e consolidada Foto: Arquivo Pessoal

“Temos  como visão a criação de uma marca com abrangência nacional, reconhecida pela praticidade e com uma consolidada e crescente comunidade colaborativa”, diz  Guilherme. O quarteto de futuros engenheiros diz que, para tornar realidade essa visão, trabalha com disciplina e planejamento.

A Colloc já foi finalista de duas competições de ideias de negócios de alto impacto: o Desafio Paraná, organizado pelo governo do Estado, e a Bota Pra Fazer, competição promovida pela organização de apoio ao empreendedorismo Endeavor.

Agora é a vez da  Academic Working Capital (AWC), que oferece  apoio financeiro a estudantes universitários que estejam na fase final da graduação para a aquisição de materiais de consumo e orientação para a formatação de seus negócios com base no produto desenvolvido.

O processo de seleção do programa foi realizado em todo o Brasil. Além da Colloc, só mais um projeto do Paraná foi classificado.

A startup  também já vem atraindo a atenção de empresas do ramo da construção. A Petropavi Pavimentações colocou equipamentos para locação na plataforma da Colloc, que foram alugados pela  Implanta Engenharia.

Agência de Inovação

Foto: Samira Chami Neves

A Agência de Inovação da UFPR trabalha com os alunos no projeto da Colloc há mais de um ano. “Não foi algo da noite para o dia. É um ciclo de desenvolvimento”, diz o professor Cleverson Renan da Cunha, coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Agência. De acordo com ele, mais que a criação da empresa, o processo tem importância para a formação dos futuros profissionais. “Eles ganham em auto-estima, reforçam a  confiança na exposição das ideias e na apresentação do  produto, do projeto e aprendem a importância da credibilidade no atendimento aos clientes”, diz.

O objetivo da Agência de Inovação da UFPR  é  promover a cultura empreendedora na Universidade Federal do Paraná, ajudando a transformar ideias em algo concreto. Cunha  explica que a atuação se dá em várias frentes. No campo institucional, a Agência auxilia departamentos e cursos a implementar estratégias educacionais que envolvam empreendedorismo. Outra frente é a de inspiração: são oferecidas palestras, workshops e oficinas relacionadas ao tema, buscando desenvolver competências empreendedoras e facilitar a aplicação do conhecimento produzido na universidade.

O trabalho dos estudantes não foi algo da noite para o dia. É um ciclo de desenvolvimento, diz o professor Cleverson Renan da Cunha, coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Agência de Inovação. Foto: Samira Chami Neves